O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, apresentou o livro "Bento XVI, tudo o que o Cardeal Ratzinger disse na Espanha", que reúne as conferências que o então Cardeal pronunciou no país.

A obra foi editada pela Conferência Episcopal Espanhola e de acordo ao Cardeal Rouco, contém textos cuja vigência ajudam a "responder às problemáticas mais internas das pessoas e a sociedade".

O Cardeal recomendou as reflexões do atual Papa Bento XVI sobre a Encíclica Fides et Ratio, com motivo do Congresso Internacional organizado pela Faculdade de Teologia São Dâmaso em fevereiro de 2000.

Naquela ocasião, o então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé assinalou que "na questão da salvação terá que olhar além das religiões mesmas, e a esse horizonte pertencem regras de vida reta e justa, que não podem ser relativizadas arbitrariamente".

"Eu diria, pois –acrescentou–, que a salvação começa com a vida reta e justa do homem neste mundo, que abrange sempre os dois pólos do particular e da comunidade".

Para o agora Pontífice, "há formas de comportamento que nunca podem servir para fazer reto e justo ao homem, e outras, que sempre pertencem ao ser reto e justo do homem".

Indicou que "isto significa que a salvação não está nas religiões como tais, mas sim depende também de até que ponto levam os homens, junto com elas, ao bem, à busca de Deus, da verdade e do bem".

O Arcebispo de Madri esclareceu que "a autoridade destes textos não é a do Magistério da Igreja". Indicou que ficam "reautorizados" mas não "magisterializados" com "a eleição do Cardeal como Papa", mas que podem "ajudar a compreender o que está sendo já seu pontificado".

Por sua vez, o teólogo Olegario González de Cardedal, disse durante a apresentação que o Cardeal Ratzinger "sempre foi e continuou sendo um mestre da Universidade alemã", e que possui uma personalidade livre e aberta, como o demonstrou com sua disponibilidade para responder às perguntas da imprensa.

Acrescentou que "a única coisa que Ratzinger necessita é ser lido ao vivo" para que quem não o conhece deixem de lado essa imagem caricaturada que alguns meio criaram para ele.