O Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, viajará à Ucrânia entre os dias 11 e 17 de julho, para peregrinar ao Santuário Mariano de Zaravanytsia e se reunir com as vítimas do conflito civil que afeta o país desde 2013.

Em declarações recolhidas pela Rádio Vaticano, o Cardeal explicou que “esta quer ser uma viagem de consolo de irmão para irmão, levando as palavras de alegria e esperança do Papa Francisco a um país que sofre muito as consequências dos conflitos recentes”.

Assinalou também que visitará “a parte oriental onde se encontram os greco-católicos, católicos latinos e ortodoxos. Todos esses componentes formam um país cristão, uma nação que acredita em Deus, em Jesus Cristo”.

Esta fé ajuda a enfrentar “o sofrimento da Cruz, o sofrimento das divisões, das guerras e daqueles que são vítimas dessa situação, especialmente os inocentes”.

“Portanto, desejo levar –e esta é a tarefa que o Santo Padre me deu – a alegria da serenidade e da paz, e também, como disse o Papa Francisco, inspirando-se na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, levar ‘o discernimento’, a fim de pensar num futuro de esperança, de solução de todos os conflitos, um futuro de bom senso e humanidade”.

O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais concluiu a entrevista dizendo que “a paz não cai do céu com um paraquedas. Devem existir na terra pessoas que a constroem, que encontram dificuldades, mas alcançam formas de acordo e diálogo a fim de superar os motivos que podem criar guerras e conflitos, sempre, obviamente, no respeito do direito, do direito internacional, no respeito da integridade territorial de todos os países”.

Confira também: