O Papa Francisco nomeou três novos Subsecretários para o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, presidido pelo Cardeal Peter Turkson.

Os novos Subsecretários são Mons. Segundo Tejado Muñoz, que tinha sido Subsecretário do Pontifício Conselho Cor Unum; Pe. Nicola Riccardi, Docente da Faculdade de Teologia, Cátedra de Justiça e Paz, da Pontifícia Universidade Antonianum de Roma; e Doutora Flaminia Giovanell, que já tinha sido Subsecretária do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral foi criado em agosto de 2016, mediante a fusão do Pontifício Conselho Cor Unum, Pontifício Conselho Justiça e Paz, assim como o Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e o Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde.

Este Dicastério tem como competência as questões relacionadas a migrações, necessitados, enfermos e excluídos, marginalizados e vítimas dos conflitos armados e das catástrofes naturais, encarcerados, desempregados e vítimas de qualquer forma de escravidão e de tortura.

Com esta nomeação, o Papa Francisco dá um novo impulso à reforma da cúria que empreendeu no momento em que foi eleito Pontífice em 2013.

Confira também: