A Conferência Episcopal Espanhola (CEE), através do presidente da Comissão Episcopal de Ensino e Catequese, Dom Antonio Cañizares, instou à Ministra de Educação, Maria Jesus San Segundo, a acabar com a discriminação que sofrerão os alunos que optarem pela aula de religião nas escolas.

Após a paralisação da reforma desta matéria e sua alternativa prevista na Lei Orgânica de Qualidade de Ensino (LOCE), Dom Cañizares reuniu-se com o titular de Educação.

Segundo fontes ministeriais, o Arcebispo de Toledo manifestou aos funcionários do Ministério seu desacordo com as últimas decisões tomadas pelo novo Governo que afetam a aula de religião, cujas conseqüências afetariam os alunos que optarem por esta matéria pois teriam mais possibiliade de  repetir curso que os que escolham a  alternativa, sem  valor acadêmico.

Neste sentido, Dom Cañizares reiterou a necessidade de que a matéria de Religião seja  avaliável, mas também solicitou um esforço para dar “certo peso” à sua matéria  alternativa.

Na sede ministerial estiveram presentes, por parte da Iglesia, o Arcebispo de Toledo e Dom Fidel Herráez, Bispo Auxiliar de Madri, e por parte do Ministério, além da ministra, Alejandro Tiana, secretário geral de Educação; Fernando Gurrea, subsecretário geral, e José Luis Pérez Iriarte, diretor geral de Educação.

Por sua vez, Maria Jesus San Segundo ofereceu aos bispos “o maior consenso possível” para que a presença da matéria de Religião na escola não se politize, embora tenha pedido aos bispos “flexibilidade” em suas posturas.