Juan Manuel Cotelo, o diretor dos filmes católicos “La Última Cima” e “Terra de Maria”, participou de uma palestra no estilo TED para testemunhar o seu encontro com Deus, o qual considerou “a melhor história para contar”.

“Sou espanhol e me dedico, há alguns anos, 35 anos, a contar histórias. Quando tinha 16 anos, sabia que queria me dedicar a contar histórias, e acrescentaria: contar histórias que valem a pena ser contadas”, disse o diretor e produtor de cinema, no início do seu testemunho realizado em junho de 2017.

O projeto Razón en Cristo (REC), no qual participou, é desenvolvido pela Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Chile e procura transmitir valores cristãos através de pequenas palestras que depois são divulgadas nas redes sociais.

Cotelo contou que Deus apareceu em sua vida quando tinha 40 anos e sem buscá-lo conscientemente: “Ele apareceu na minha vida, e não como uma teoria bonita, não como alguém que deveria acreditar que existe, mas como alguém que me foi presenteado como um escravo”.

“Há uma grande diferença entre dizer ‘eu creio em Deus’, algo que nem o próprio demônio duvida, ou dizer ‘eu vivo com Deus, eu tenho uma relação com Ele’”, assinalou.

Nesse sentido, disse ter descoberto que Deus não só era verdadeiro, mas que realmente curava as suas feridas, “que esse escravo é um Deus que diz: ‘Coloque-me à prova com algo sério da sua vida. Dá-me o que é impossível para você. O que você não pode conseguir?’”.

“‘Pede-me, que te darei. Traga-me o que é impossível para o teu coração. Eu vou fazer com que você possa voar novamente, vou te fazer sorrir novamente. Traga-me todas as suas deficiências e verá que eu sou Deus’”, continuou Cotelo.

Depois deste encontro pessoal, o diretor espanhol revelou que surgiu nele algo “como uma necessidade obsessiva: ‘Tenho necessidade de falar sobre Ele, já não posso falar de outra coisa, todas as outras coisas são pequenas’”.

Apesar desta experiência pessoal, assinalou que o que o mundo vende hoje às pessoas é esse “grito permanente”: “Você veio do nada. Você não é esperado por ninguém. Ninguém te acompanha. Você está sozinho. A vida tem sentido enquanto você pode desfrutá-la. Quando acabarem o prazer e a diversão acaba com a tua vida. Elimina da tua vida o que te faz sofrer. Foge do sofrimento”.

“E isso não é verdade. Todo amor envolve sofrimento, envolve sacrifício. Tudo o que vale a pena envolve luta. Bom, meu convite é: não tenha medo, esta palavra é forte, não tenha medo da verdade”.

“Não tenha medo de descobrir que tudo é verdade. Não tenha medo de conhecer o amor, não tenha medo de apostar por aquilo que você sabe com certeza no seu coração: Todos nós sabemos que não estamos aqui por acaso”, acrescentou.

Finalmente, sublinhou que embora muitas vezes não saiba qual é o caminho ou por que sofre, “tudo tem solução”.

“Não tenha medo de ser feliz. De apostar totalmente pelo amor, indo contra as pessoas que te dizem: ‘Não acredite no amor, é uma ilusão ótica, o amor eterno não existe’. Isto é mentira. Existe esse amor eterno, eu o conheci, me foi dado e também a cada um de vocês”, concluiu.

Juan Manuel Cotelo é casado e tem três filhas. Sua vida é dedicada a contar histórias através do cinema, dirigindo e produzindo filmes. Ele é o fundador e diretor de Infinito + 1, produtora audiovisual e fundação que ajuda as pessoas necessitadas em todos os países onde estreiam os seus filmes.

Até agora realizou “La Última Cima”, “Terra de Maria” e "Footprints". Atualmente, está produzindo “El Mayor Regalo”, um filme testemunhal sobre o perdão.

Confira também: