O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, chamou os fiéis a não conformar-se com as cifras que dizem que a violência diminuiu, senão a esforçar-se por soluções mais profundas que erradiquem esse mal da sociedade.

Em declarações à imprensa, o Cardeal assinalou que a Igreja tem o direito e o dever de preocupar-se com o que acontece na sociedade e de “dizer o que pensa a respeito”.

Recordou o nível de violência que se vive no México, especialmente no norte, e indicou que não bastam as estatísticas que dizem que esta diminuiu ou que a insegurança é menor a do ano antepassado.

O Arcebispo do México indicou que existem diferentes médios para promover a paz social, e é dever da cidadania esforçar-se por bota-los em prática para erradicar os males como a delinqüência e o narcotráfico que tanto dano fazem ao país.

Combater o mal espiritual e material

Por outro lado, durante sua homilia, o Cardeal recordou aos católicos que o discípulo de Cristo está chamado a trabalhar pela salvação espiritual e o bem-estar material de seus irmãos. Acrescentou que ambos são importantes e não se pode dar prioridade a um em prejuízo do outro.

“Alguns queriam relegar aos cristãos às sacristias para que suas ações só se reduziram ao espiritual, íntimo e eterno”, assinalou. Explicou que é dever cristão zelar pelo bem-estar econômico e temporal do próximo, por isso deve denunciar os males e injustiças e ingressar na vida pública da sociedade.

Entretanto, o Cardeal Rivera esclareceu que também é um engano dedicar-se exclusivamente ao desenvolvimento econômico e ao trabalho social sem preocupar-se com o bem espiritual dos irmãos.

“Mandem embora tanto demônio que anda solto enganando e pervertendo a tantos inocentes, convidem à esperança e coloquem sinais claros dos bens definitivos e da vida eterna”, afirmou.