O diário oficial do Vaticano, L’Osservatore Romano, parabenizou na capa de sua edição dominical o acordo do chamado Grupo dos Oito (G8) de cancelar a dívida externa de 18 países considerados entre os mais pobres do mundo.

A publicação lembrou que João Paulo II apresentou à comunidade internacional esta etapa como meta de civilização e de progresso.

O Ministro de Economia da Inglaterra, Gordon Brown, anunciou no sábado que o G8 –conformado pelos sete países mais industrializados do mundo e Rússia– concordou comutar toda a dívida de Benin, Bolívia, Burkina Faso, Etiópia, Ghana, Guiana, Honduras, Madagascar, Mali, Mauritânia, Moçambique, Nicarágua, Níger, Ruanda, Senegal, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. Segundo Brown, o total sobe a mais de 40 bilhões de dólares.

O secretário geral de Cáritas Internacional, Duncan MacLaren, considerou que o anúncio "supõe um passo na direção correta" mas advertiu que falta "ainda muito por fazer se realmente queremos oferecer aos países mais pobres do mundo esperança fundadas de que poderão sair da situação se desesperada em que se encontram".