Eugenia Ramirez Hernandez tem 78 anos e na quinta-feira, 22 de junho, realizou um dos seus sonhos ao visitar a Capela Sistina, acompanhada de sua neta e de um sacerdote que serve no Vaticano.

Assim informou a jornalista mexicana Valentina Alazraki, dedicada há mais de 25 anos às notícias do Vaticano. Foi em sua conta de Facebook que compartilhou a história de Dona Eugenia.

“Quando em 1º de junho às 17h40 entraram na réplica da Capela Sistina em Queretaro, nunca imaginaram que a senhora Eugenia seria a visitante número dois milhões e que o seu prêmio seria uma viagem a Roma e ao Vaticano”.

A Dona Eugenia está em Roma com a sua filha Karitina e a sua neta Nely Loyola. Fala nahuatl, o idioma no qual falou a Virgem de Guadalupe, e também um pouco de espanhol. Nos últimos dias, “ajudada pela sua filha, compartilhou sua comoção e alegria”, relata Alazraki.

A jornalista mexicana, que entrevistou o Papa Francisco, contou que a Sra. Eugenia também esteve presente na audiência geral de quarta-feira, 21 de junho.

A senhora esteve junto com algumas pessoas doentes “e conseguiu saudar o Papa Francisco e lhe deu uma estola de presente. Disse que no México não conseguiu vê-lo, mas desta vez sim. O Papa lhe disse que era muito esperta por ter conseguido. Francisco deu-lhes um rosário e um santinho”.

“Hoje – prossegue Alazraki – às 7h, entraram sozinhas na Capela Sistina, onde foram recebidas por Mons. Paolo Nicolini, diretor dos museus vaticanos, que lhes deu uma medalha comemorativa dos 450 anos da capela”.

O sacerdote compartilhou com elas “a alegria de estar no lugar mais significativo para a história de todo cristão”. O momento mais emocionante da visita aconteceu diante do famoso afresco do Juízo Final.

“Não posso expressar porque é impressionante, é maravilhoso conhecer tudo isso, a história, o significado para nós em nossa fé, é maravilhoso”, compartilhou sua neta com Valentina Alazraki.

A jornalista informou que as mulheres “choraram várias vezes de emoção e pela sorte que tiveram que tornou possível que chegassem até aqui. Aproveitando a sua estadia em Roma, a Sra. Eugenia e seus familiares também visitaram os tesouros desta cidade fantástica”.

Na publicação de Alazraki no Facebook, as pessoas que comentam expressam a alegria de ver a Dona Eugenia realizando o seu sonho: “Que emoção, sem dúvida Deus é imensamente bondoso. Fico feliz de saber que disfrutaram e tiveram a bênção de pisar Terra Santa”, afirma Mónica Vásquez.

Por sua parte, Paty Quintana assinala que isto é “maravilhoso. Vale, obrigada por compartilhar, fiquei comovida com esta história”. Enquanto Blanca OM disse: “Fiquei muito emocionada de ver que levaram a senhora para conhecer a verdadeira Capela Sistina”.

Hilário Sánchez sublinhou que “não há dúvida que existe a justiça divina. Quando iam imaginar viajar para um lugar tão longe? As pessoas humildes merecem isso e muito mais. Parabéns”.

A Capela Sistina

No dia 7 de junho de 2016, após dois anos de árduos trabalhos, foi inaugurada a réplica exata da Capela Sistina no México, o projeto é uma iniciativa do Comitê Organizador para a Mostra da Capela Sistina, em colaboração com o governo da Cidade do México.

Quem permitiu a realização da réplica deste Patrimônio da Humanidade foi o Cardeal Giuseppe Bertello, presidente do governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, e Dom Fernando Vérgez, Secretário Geral; ambos sob a supervisão dos Museus Vaticanos.

Para fazer a replica foram tiradas mais de 2,7 milhões de fotografias.

A Capela Sistina é o local mais conhecido do Palácio Apostólico Vaticano, no qual é realizada a eleição dos novos pontífices cada vez que há um Conclave. Recebe a cada dia aproximadamente 2 mil pessoas; e cerca de 5 milhões de pessoas por ano.

A capela foi construída pelo Papa Sisto IV, de quem tomou o nome. Em 1508 o Papa Júlio II encarregou Michelangelo Buonarroti para decorar sua abóbada ou teto, esta pintura foi concluída em 1512.

Mais em

Michelangelo pintou o Juízo Final na parede do altar para o Papa Paulo III, entre 1536 e 1541.

Para conhecer a réplica mexicana, acesse: http://sixtinaenmexico.com/

Confira também: