O Arcebispo de La Plata, Dom. Héctor Aguer, assinalou que para que a moral e os julgamentos morais sejam verdadeiramente cristãos, têm que estar sustentados e amparados "pela fé, pela doutrina da verdade".

Em seu programa semanal Chave para um Mundo melhor, Dom. Aguer precisou que existe uma "polarização quanto à vida pastoral da Igreja pelos temas sociais, de ética pública, de moral comunitária e uma tendência que poderíamos chamar ‘moralizante’".

Acrescentou que isto costumas acontecer também "com a pregação ordinária dos sacerdotes onde há uma tendência a falar de questões morais e dizer o que é que se deve fazer, como deve-se orientar o juízo e a consciência, como se deve destacar a interpretação de uma ou outra coisa que ocorre a nosso redor".

O Prelado explicou a importância de refletir "sobre as questões fundamentais da vida cristã" nos apoiando sempre na "retidão da fé. É necessário, acima de tudo, sustentar a retidão da fé". "Acreditar retamente no que a Igreja crê e nos ensina e apoiar ali, então, as aplicações concretas que então o Evangelho, a Lei de Deus, o ensino pastoral e a Doutrina Social da Igreja nos fazem sobre as distintas questões de atualidade", acrescentou.

O Arcebispo de La Plata exortou a recordar o dito "porque aqui está em jogo um ponto fundamental da formação de uma cosmovisão cristã. Seu alicerce firme e seu assento é sempre nosso Credo. Quer dizer, o Mistério de Cristo articulado nessas verdades que a Igreja nos transmite em nome de Deus".

Dom. Aguer também criticou a mídia ao afirmar que "se eu aqui fazendo catequese, como muitas vezes faço, falo de Jesus Cristo, a Eucaristia, da Trindade ou outros é como se não tivesse dito porque não é amplificado por outros meios que costumam estar como à caça das manifestações conjunturais de um bispo e isto dá o que pensar".