O Presidente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom. José Guadalupe Martin Rábago, advertiu que se não for detido o controle que o narcotráfico parece ostentar em algumas zonas do país, poderia-se reeditar o sofrimento da Colômbia.

Dom. Martin se referiu à violência de Nuevo Laredo, Tamaulipas, onde por mais de 30 dias não houve chefe de segurança e quando nomearam Alejandro Domínguez Coello, como novo chefe de polícia, assassinaram-no no dia de sua juramentação.

"Faço uma leitura deste fato; o narcotráfico diz: ‘Estamos dispostos a aceitar como responsáveis pela segurança a quem nós decidamos’, e isto é um risco; um risco muito grave de que as forças de segurança sejam postas pelo mesmo narcotráfico", denunciou o Bispo.

Segundo o Prelado, "isso quer dizer que, finalmente, o mando, as instituições, ficariam em mãos do narcotráfico; isso é o que está acontecendo na Colômbia e tal parece que estamos indo por um caminho que pode nos levar para lá, com gravíssimos riscos".

O Bispo assinalou que "se o narcotráfico tiver o poder para decidir finalmente quem são, quem vai se encarregar de guardar a ordem pública, quer dizer, se pusermos os lobos para cuidar das ovelhas, em que mãos estamos?".

"Não posso dizer que todos os que atualmente têm a responsabilidade de ser guardiães da segurança nesses estados sejam narcotraficantes, mas acabamos de ver o que aconteceu em Nuevo Laredo", lamentou.