O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira o redentorista Padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos novo Bispo da Diocese de Campo Maior (PI), que estava vacante desde que Dom Eduardo Zielski foi transferido para a Diocese de São Raimundo Nonato (PI), em março de 2016.

Nascido em 5 de fevereiro de 1968, o novo Bispo é natural de Esperança (PB), na Diocese de Campina Grande. Estudou Filosofia no Instituto Teológico e Pastoral do Ceará-ITEP e Teologia no Instituto Teológico de São Paulo-ITESP. Também é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.

Emitiu sua profissão religiosa em 11 de fevereiro de 1996 na Congregação do Santíssimo Redentor e foi ordenado sacerdote em 22 de julho de 2000.

De 2000 a 2002, exerceu o ministério sacerdotal na Diocese de Garanhuns como vigário paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, membro do conselho presbiteral e coordenador de uma área pastoral.

Entre 2003 e 2010, atuou em Recife, onde desempenhou as funções de reitor do Postulantado Redentorista Beato Gaspar Stanggassinger; vigário paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no distrito de Madalena, e de Nossa Senhora do Rosário no distrito de Torres; reitor da Casa de Formação Redentorista Padre Pitiá; conselheiro da Vice-Província Redentorista do Recife.

Em 2011, retornou à comunidade redentorista de Garanhuns e nesta diocese atualmente é pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vigário episcopal para a Vida Consagrada e coordenador da Pastoral da Comunicação.

Também desde 2011 ele é vigário da Vice-Província Redentorista do Recife.