O Arcebispo do Santo Domingo, Cardeal Nicolás do Jesus López Rodríguez, advertiu que se continuam ocorrendo enfrentamentos entre haitianos e dominicanos na fronteira comum, corre-se o risco de ingressar em uma “espiral de violência” muito perigosa.

Na terça-feira passada, a polícia dominicana deteve um suspeito de assassinar a dois haitianos em um comunidade ao norte do país, cerca à fronteira com o Haiti. Embora em um princípio se pensou que se tratava de uma rixa entre os implicados, o Serviço para Refugiados e Migrantes afirma que se tratou de um ataque a haitianos dentro de uma cabana.

O Cardeal assinalou que “é uma questão bastante delicada” e que “de jeito nenhum se pode permitir cair em uma espiral de violência”.

Do mesmo modo, expressou que se deve trabalhar antes de chegar a piores conseqüências. Indicou que uma das causas destes fatos de violência, que certamente não os justificam, é que “muitos dominicanos estão molestos com o fato de que a mão de obra haitiana se converteu em uma conconrrência que os está deslocando”.

Semanas atrás, o Governo de República Dominicana repatriou a cerca de dois mil haitianos que viviam ilegalmente no país. As críticas de grupos de direitos humanos fez que as autoridades suspendessem a expulsão de mais imigrantes haitianos.