O Papa Bento XVI ressaltou durante o Ángelus dominical a importância do Domingo como dia do Senhor no marco do Ano da Eucaristia e anunciou um encontro com as crianças que tenham recebido a Primeira Comunhão ao longo desse ano.

O Pontífice se dirigiu aos presentes na Praça São Pedro nesse domingo lembrando que “a participação na Missa dominical deve ser vivida pelo cristão não como uma impostação ou um peso, mas sim como uma necessidade e uma alegria” pois “reunir-se junto com os irmãos, escutar a Palavra de Deus e nutrir-se de Cristo, imolado por nós, é uma experiência que dá sentido à vida, que infunde paz ao coração. Sem domingo nós cristãos não podemos viver”.

Ressaltando a importância da família e sobre tudo o papel dos pais, afirmou que estes “estão chamados a fazer descobrir a seus filhos o valor e a importância da resposta ao convite de Cristo que convoca a toda a família cristã à Missa dominical”.

O Papa lembrou deste modo a importância da Primeira Comunhão, “uma verdadeira festa para a comunidade paroquial que quer acolher por primeira vez a seus filhos pequenos na Mesa do Senhor”.

Neste marco, o Santo Padre anunciou o encontro que acontecerá em 15 de outubro com as crianças que ao longo do ano ano tenham realizado a Primeira Comunhão, assinalando que será uma ocasião “oportuna e bela para salientar o papel essencial que o sacramento da Eucaristia tem na formação e no crescimento espiritual das crianças”.

No final das suas palavras, o Santo Padre encomendou o futuro encontro à Virgem María, “para que nos ensine a amar sempre mais a Jesus, na constante meditação de sua Palavra e na adoração de sua presença eucarística, e nos ajude a fazer descobrir às jovens gerações a ‘pérola preciosa’ da Eucaristia, que dá sentido verdadeiro e pleno à vida”.