Os nove Cardeais membros do grupo que assessora o Papa Francisco desde abril de 2013 para a reforma da Cúria do Vaticano se reuniram novamente da segunda-feira, 12, até o dia 14 de junho.

Em uma coletiva de imprensa, o porta-voz e diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Greg Burke, informou que mencionaram, entre outros assuntos, como a Cúria romana pode servir melhor às Igrejas locais. “Por exemplo, uma consulta mais ampla, constituída também por membros da vida consagrada e leigos, que participem nos candidatos propostos para a nomeação dos bispos”, afirmou.

Também falaram sobre a possibilidade de transferir algumas faculdades dos Dicastérios aos bispos locais e às Conferências Episcopais “em um espírito de uma descentralização saudável”. Um exemplo disso seria “levar do Dicastério para o Clero à Conferência Episcopal o tema do exame e da autorização para que um diácono permanente que não casado, ou um diácono permanente que ficou viúvo, para que possa receber a ordenação sacerdotal”.

Por outro lado, conversaram sobre diferentes dicastérios e congregações da Cúria, entre eles, a Congregação para a Evangelização dos Povos, o Dicastério para o Diálogo Inter-religioso; o das Igrejas Orientais; o que é responsável pelos Textos Legislativos ou o Tribunal da Rota Romana.

Como é habitual, o Cardeal George Pell, presidente da Secretaria Econômica da Santa Sé, informou sobre as últimas novidades relacionadas à economia do Vaticano.

Confira também: