O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Dom Geremias Steinmetz como novo Arcebispo de Londrina (PR), sendo transferido da sede episcopal de Paranavaí (PR).

Natural de Sulina, Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR), o Prelado nasceu em 26 de fevereiro de 1965. Estudou Faculdade de Filosofia de Palmas e no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), em Florianópolis. Também tem mestrado em Sagrado Liturgia pelo Instituto Salmo Anselmo, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 9 de fevereiro de 1991 e incardinado em sua Diocese de origem. Em sua trajetória presbiteral, serviu como vigário paroquial, pároco, reitor do Seminário Diocesano de Filosofia, vigário geral, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral e coordenador da Ação Evangelizadora.

Em 5 de janeiro de 2011, foi nomeado Bispo de Paranavaí e recebeu a ordenação episcopal em 25 de março do mesmo ano.  Atualmente, é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e vice-presidente do regional Sul 2 da CNBB.

A Arquidiocese de Londrina estava vacante desde a nomeação de Dom Orlando Brandes como Arcebispo de Aparecida (SP). Desde 21 de janeiro de 2017, o Administrador Apostólico era o Bispo de Cornélio Procópio (PR), Dom Manoel João Francisco.