Na segunda-feira, 5 de junho, foi realizado o de funeral Rick Best, um pai de família católico, assassinado por defender duas mulheres de um ataque racista na estação de trem Hollywood Max, na cidade de Portland, no estado de Oregon (Estados Unidos).

Em 26 de maio, um homem identificado como Jeremy Christian tentou atacar uma mulher que vestia um hijab (roupa muçulmana que cobre a cabeça e o pescoço) e outra mulher negra.

Best, que tinha 53 anos, e outros dois jovens, Taliesin Myrddin Namkhai Meche, de 23  anos, e David-Cole Fletcher, de 21 anos, saíram em defesa das mulheres.

O assaltante feriu o Best com uma faca e Meche ficou ferido no pescoço. O primeiro morreu na hora e o outro morreu devido aos ferimentos. Fletcher sobreviveu depois das facadas e está se recuperando no hospital.

Jeremy Christian foi capturado pela polícia e permanece na prisão do condado de Multnomah .

O funeral de Rick Best foi realizado na Igreja Cristo Rei, onde normalmente participava da Missa. Os fiéis da paróquia se mobilizaram para ajudar a esposa de Best, Myhanh Duong Best, de origem vietnamita, e os seus quatro filhos, três meninos com 19, 17 e 14 anos e uma menina de 12 anos.

Segundo informou ‘KGW’, centenas de pessoas participaram do funeral. Entre eles estavam o prefeito de Portland, Ted Wheeler, e o senador do Estado de Oregon, Jeff Merkley.

Também foram representantes da comunidade muçulmana. Um dos membros do Conselho de Relações Islâmico-Americanas, Seemab Hussaini, destacou o ato heroico de Best e afirmou que é “um símbolo de coragem”.

Após a Missa celebrada em homenagem a Best, o pároco da Igreja de Cristo Rei, Pe. Richard Paperini, indicou que este pai de família “é um herói e um mártir da Igreja Católica”.

O Arcebispo de Portland, Dom Alexander Sample, que também participou da Eucaristia, indicou que ele e a Igreja estão orgulhosos de Best “pelo seu testemunho heroico do amor de Deus”.

Dom Sample declarou a ‘KGW’ que o fato de os muçulmanos e os membros de diferentes grupos étnicos participarem do funeral demostra que “reconhecem no sacrifício de Ricky Best e dos outros isto que nos faz deixar de lado as diferenças e nos une pelo bem da nossa comunidade”.

Depois da Missa, fizeram uma procissão da igreja até o cemitério nacional Willamette.

Segundo informou o ‘Catholic Sentinel’, Rick Best cresceu na cidade de Salem, localizada no estado de Massachusetts. Serviu no Exército dos Estados Unidos durante 23 anos, esteve no Iraque e no Afeganistão.

Aposentou-se em 2012 como sargento de pelotão e, em 2015, começou a trabalhar como técnico de Serviços de Desenvolvimento da cidade de Portland.

Em declarações a ‘KGW’, a sua supervisora, Kareen Perkins o descreveu como “a primeira pessoa que saia ao encontro para ajudar”.

Em 29 de maio, durante a Missa celebrada pelo Memorial Day no cemitério Getsêmani, Dom Sample, destacou que Best aprendeu no exército a dar a vida pelos outros.

Em seguida, recordou que Namkai Meche e Best “aprofundaram no interior de um lugar de grande coragem e força. Não deixariam que o ódio passasse despercebido”.

Mais em

Dom Sample indicou que estes dois heróis seguiram Jesus de perto e afirmou que “aquelas pessoas que morrem no serviço aos outros realizam integralmente o discipulado de Cristo”.

Também manifestou que “é importante nunca perder de vista os sacrifícios” como Best e Meche.

Por sua parte, Jim Pittman, que serve como diácono na paróquia, indicou ao ‘Catholic Sentinel’ que “a sua família está cheia de fé”.

Pittman contou que depois do assassinato de Rick Best, disse aos seus filhos: “Seu pai morreu da maneira que Cristo nos pede”.

Por outro lado, na estação de trem Hollywood MAX, os cidadãos deixaram flores, velas e orações escritas com giz nas paredes.

Confira também: