O Arcebispo Silvano Tomasi, Observador permanente da Santa Sé no Escritório das Nações Unidas em Genebra (Suíça), assinalou durante a 93º  Conferência Internacional do Trabalho que o novo mundo globalizado deve proporcionar emprego digno aos jovens.

“O caminho para um trabalho justo e uma vida justa em um mundo onde a globalização da solidariedade esteja à ordem do dia -disse o Arcebispo- parte dos homens e das mulheres jovens e da promoção de seu emprego”.

Conseguir trabalhos dignos para a gente jovem se traduz em benefícios substanciosos. A criatividade dos jovens,  reforçada por uma cultura técnica adequada e por um sentido concreto de responsabilidade, compensa com acréscimo sua falta de experiência e pode oferecer inclusive trabalhos adicionais através das microempresas que podem pôr em marcha se lhes concedem os empréstimos oportunos”, explicou o Núncio.

O Arcebispo citou depois as palavras que Bento XVI dirigiu  aos trabalhadores em 1 de maio de 2005: “A solidariedade, a justiça e a paz deveriam ser os pilares sobre os que se construa a unidade da família humana”.

“A criação de trabalhos bons para todos em um mundo sustentável -prosseguiu- é há muito tempo uma base comum para um diálogo frutífero entre a Conferência Internacional do Trabalho e a doutrina social da Igreja”.

Dom Tomasi explicou além que a dignidade de todo ser humano “requer que o acesso ao trabalho se produza em condições de segurança pessoal, de saúde, de salário adequado e de ambiente seguro”.

O trabalho é um direito e uma  expressão da dignidade humana. Minha delegação, portanto, considera o desemprego como ‘uma verdadeira  catástrofe social’”, concluiu.