A Custódia Franciscana da Terra Santa organizou várias atividades para celebrar os 800 anos da sua presença na região.

Segundo informou o site da Custódia da Terra Santa, foram preparados cartazes em diferentes idiomas sobre este acontecimento e foram enviados aos conventos franciscanos no Líbano, na Síria, na Jordânia, no Egito, em Rhodes, no Chipre, nos Estados Unidos, na Itália e na Espanha.

O presidente do comitê organizador, Frei Narcyz Klimas, indicou que desde o começo do ano a ordem começou a planejar a celebração deste aniversário.

Assinalou que as festividades começarão no dia 11 de junho, com uma peregrinação dos frades à cidade de Acre, localizada na costa de Israel. São Francisco chegou a este local por volta do ano 1220, depois de receber do Sultão Malek-al-Kamil um salvo-conduto para que ele e seus frades pudessem visitar os lugares santos.

Frei Klimas assinalou que o Custódio da Terra Santa, Pe. Francesco Patos, celebrará a Missa e depois se dirigirão aos bairros onde os franciscanos ficaram quando chegaram à cidade. O dia terminará com um concerto organizado pela escola de Acre.

A celebração dos 800 anos da chegada dos franciscanos à Terra Santa terminará no mês de outubro, com uma série de concertos e palestras.

Nesta data, estarão em Israel o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri; o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, o Pe. Michel Perry; e o Vigário Geral da Ordem, Frei Julio César Bunader.

Em 16 de outubro será realizada uma palestra dedicada a organizações e instituições que apoiam a Custódia e será celebrada uma Missa no convento de São Salvador, em Jerusalém.

No dia seguinte, o Cardeal Sandri presidirá a Eucaristia e haverá uma apresentação sobre a missão dos franciscanos na Terra Santa e a chegada da ordem.

Em 18 de outubro, haverá uma palestra sobre o significado dos afrescos da Basílica de São Francisco de Assis e dos primeiros conventos franciscanos no Oriente Médio. À tarde será celebrada uma Missa de encerramento presidida por Frei Julio César Bunader.

Frei Narcy indicou também que o ‘Christian Media Center’ e os meios de comunicação da Custódia prepararão um documentário sobre o Santo Sepulcro, Acre e o Cenáculo.

Acrescentou que esperam que os párocos do local organizem eventos especiais ou Missas para celebrar este importante aniversário para os franciscanos. Também disse que convidarão as universidades locais para participar das palestras do dia 16 ao dia 18 outubro.

Outra iniciativa para comemorar os 800 anos da chegada dos franciscanos será uma série de concertos do ‘Terra Santa Organ Festival’, que interpretará algumas peças musicais sobre os episódios da vida de São Francisco de Assis.

Em 17 de outubro, o concerto será realizado na igreja de São Pedro, em Tel Aviv, às 18h (hora local); no dia 18, na Basílica da Anunciação em Nazaré; no dia 19, na Igreja de São Salvador, em Jerusalém; e em 20 de outubro, na igreja de Santa Catarina na Natividade, em Belém. Estes últimos acontecerão às 18h.

A Custódia da Terra Santa é responsável pelo cuidado e custódia da maioria dos lugares santos na Palestina, em Israel, na Jordânia, na Síria, no Chipre, em Rhodes e no Egito.

Além disso, acolhe peregrinos nos 55 santuários que estão sob a sua responsabilidade e sustentam iniciativas culturais, como a Escola Bíblica e de Arqueologia do Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém.

Confira também: