Durante a homilia da Missa celebrada na manhã de hoje na Casa Santa Marta, o Papa Francisco propôs uma oração para que os cristãos possam pedir a Deus que os ajude a ter um coração aberto aos dons do Espírito Santo:

“Senhor, abra-me o coração para que eu possa entender aquilo que Tu nos ensinaste. Para que eu possa recordar as Tuas palavras. Para que eu chegue à plena verdade”.

O Santo Padre explicou que o Espírito Santo “nos ensina a dizer ‘Jesus é o Senhor’”. “Sem o Espírito, nenhum de nós é capaz de dizer, ouvir e viver. Jesus, em outras partes deste longo discurso, diz do Espírito: ‘Ele os conduzirá à plena Verdade’, nos acompanhará rumo à plena Verdade. ‘Ele os fará lembrar-se de todas as coisas que eu disse; ensinará tudo’.

“Isto é, o Espírito Santo é o companheiro de caminhada de todo cristão, é também o companheiro de caminhada da Igreja. E este é o dom que Jesus nos dá”.

Para explicar onde o Espírito Santo mora, Francisco usou a figura de Lídia, “comerciante de púrpura”, extraída dos Atos dos Apóstolos.

“O Senhor abriu o coração de Lídia para que o Espírito Santo entrasse e ela se tornasse discípula. É justamente no coração que levamos o Espírito Santo”.

“A Igreja o chama como ‘o doce hóspede do coração’: está aqui. Mas num coração fechado ele não pode entrar. ‘Ah, então onde se compram as chaves para abrir o coração?’. Não: também este é um dom. É um dom de Deus. ‘Senhor, abra-me o coração para que entre o Espírito e me faça entender que Jesus é o Senhor’”.

O Papa Francisco propôs duas perguntas implícitas nas leituras do dia. “Primeira: eu peço ao Senhor a graça de ter um coração aberto? Segunda pergunta: eu busco ouvir o Espírito Santo, as suas inspirações, as coisas que Ele diz ao meu coração para que eu prossiga na vida cristã, e possa testemunhar também eu que Jesus é o Senhor?”.

“Pensem nessas duas coisas hoje: o meu coração está aberto e eu faço o esforço de ouvir o que o Espírito de me diz”.

E assim “iremos avante na vida cristã e daremos também nós testemunho de Jesus Cristo”, concluiu.

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

João 15,26-16,4a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

Confira também: