O Arcebispo de Barcelona, Dom Lluís Martínez Sistach, presidiu o ato de abertura do processo diocesano de beatificação de 49 religiosos da congregação de São Gabriel e seu capelão, o Padre Manuel Berenguer, que morreram na perseguição religiosa durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

O ato, levado a cabo no Palácio Episcopal de Barcelona, contou com os membros da congregação gabrielista de Cataluña, que atualmente regentam vários colégios; assim como familiares dos  mártires e membros da Associação Montfortiana.

Fontes do Arcebispado informaram que o tribunal que instruirá a causa dos irmãos gabrielistas está integrado por Ignasi Salvat Ferrer, como juiz delegado, Albert Sóis Lúica, como promotor de Justiça, e August do Nóbregas Gómez, como notário do tribunal. Também juramentou o postulador da causa, o irmão José Paniego.

O processo do irmão Estanislau e seus 48 companheiros se abriu porque estes religiosos "deram sua vida por Cristo à diocese de Barcelona durante a perseguição religiosa e a guerra civil dos anos 1936 a 1939", informou o Arcebispado catalão.