Dom David Allen Zubik, Bispo de Pittsburgh, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inovadora para evangelizar no serviço de transporte Uber, depois que alguns problemas físicos o impediram de dirigir.

Em um artigo publicado em 10 de maio no jornal Pittsburgh Catholic, intitulado “Uber Est!”, Dom Zubik usando Uber assinalou que usa Uber para transladar-se e que com isso tem a oportunidade de “corresponder” os motoristas que o levam ao seu destino.

É uma ocasião, escreveu, "para fazer algo em troca por estas senhoras e senhores que me ajudam".

"Espero que, através de algo que disse ou apenas pela minha presença como pastor da fé, possa ajudá-los também a chegar ao seu destino final”, expressou.

Uber, uma empresa fundada em 2009, está presente em 570 cidades do mundo. A empresa, que o Bispo considera um "serviço de transporte alternativo", permite que muitas pessoas, previamente registradas, dediquem o seu tempo a bordo do seu próprio veículo para transportar clientes.

Os usuários solicitam o serviço através de um aplicativo no celular. Depois de cadastrado no sistema, é possível realizar o pagamento online, por meio de cartões de crédito ou de débito.

Segundo Dom Zubik, usar Uber "me permite passar um tempo com pessoas amáveis e carinhosas, e muita vezes falamos sobre Deus e a sua fé".

"Normalmente eles tocam neste tema, geralmente porque ficam surpreendidos de transportar um bispo", disse.

O Prelado americano destacou que alguns motoristas “ficam muito emocionados e conversam sobre as suas igrejas ou como Deus mudou a vida deles. Outros timidamente me dizem que não vão à igreja há vários anos, e conversamos sobre isto”.

O Bispo explicou que perdeu “toda sensibilidade” em seu pé direito antes do Natal do ano passado, o qual o obrigou a parar de dirigir enquanto se prepara para uma cirurgia.

"Eu adorava dirigir. Como todos os adolescentes que tiram a sua carteira de motorista, disfrutei a liberdade que tinha quando podia dirigir. Mas ao longo dos anos, e especialmente desde que foi nomeado bispo, gostava mais ainda de dirigir. Eu valorizo ??o tempo a sós, e normalmente aproveito para rezar, para refletir sobre homilias e palestras, ou apenas para ficar sozinho comigo e com Deus".

Neste contexto, disse, apareceu o Uber, "servindo tanto como um anjo de misericórdia e um anjo com uma mensagem. A mensagem? Aprender a ser melhor".

“Enquanto continuamos desfrutando da glória que é a Páscoa, recordamos que o caminho que temos para a Páscoa é através do que o próprio Jesus fez para chegar à Páscoa. Entregando-se - a Sua vontade, a sua mãe, os seus apóstolos, a sua vida - à vontade do Seu Pai".

"E qual é a vontade do seu Pai? Que todos nós possamos chegar ao céu”, assinalou.

Em seguida, Dom Zubik perguntou: "E quanto a você? O que você melhorar na sua vida? E quantas coisas te incomodam?".

"Talvez o seu filho está se formando e vai sair de casa. Talvez você perdeu o seu emprego ou está passando por um problema grave de saúde", assinalou, e disse que “o tempo da Páscoa pode ser o momento de deixar que Deus mude algo que te incomoda em bênção. Ao fazer isso, Ele às vezes nos envia a ajuda de um anjo, um mensageiro de Deus".

Ao finalizar, o bispo explicou que o nome do seu artigo - "Uber Est" - está em latim e significa "é útil".

"Meu tempo com Uber é útil. Então, Uber Est é como chamei o anjo que Deus me enviou para me ajudar a ser melhor”, assinalou.