Os bispos do estado de São Paulo iniciaram nesta terça-feira, dia 7 sua 68ª Assembléia Regional, que irá até o dia 9, em Itaici, no Município de Indaiatuba (SP).

Segundo a assessoria da Regional Sul 1 da CNBB, estarão presentes 45 bispos, dois administradores diocesanos, os subsecretários das oito sub-regiões pastorais e representantes organismos de Igreja.

A Assembléia teve início com uma celebração na capela do mosteiro presidida pela presidência do Regional: Dom Nelson Westrupp, SCJ; Dom Joviano de Lima Júnior, vice-presidente; e Dom Airton José dos Santos, secretário.

Os trabalhos da Assembléia iniciaram com a apresentação e aprovação da pauta e, conforme previsto, foram feitas várias comunicações sobre as principais atividades pastorais, nas dioceses e organismos.

Também no primeiro dia  Dom Mauro Morelli, bispo emérito da diocese de Duque de Caxias (RJ), fez uma breve exposição sobre o Conselho de Segurança Alimentar, do qual é diretor nos Estados de Minas Gerais e São Paulo e presidente do Mutirão pela Superação da Fome e da Miséria, da CNBB.

Em seguida, o secretário, Dom José Airton, abriu espaço para perguntas e sugestões, onde os bispos  demonstraram bastante interesse em retomar o assunto posteriormente, ou até mesmo na Assembléia das Igrejas, em outubro próximo.