A Conferência Episcopal Boliviana (CEB) emitiu ontem à noite um comunicado no que exorta os fiéis a orar para que o Congresso da República reunido em Sucre encontre uma solução política adequada para a grave crise que enfrenta o país.

O comunicado foi lido pelo Secretário Geral da CEB e Bispo de El Alto, Dom. Jesus Juárez, em presença do Presidente do organismo e Arcebispo de Santa Cruz da Serra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval.

No texto, os bispos fazem um resumo do diálogo que tiveram com autoridades e representantes sociais. Entretanto, lamentam que a renúncia do Presidente Carlos Mesa tenha precipitado os acontecimentos e não se pôde chegar a todas as "organizações que desejavam conversar", mas esclarecem que "algumas organizações não responderam a nosso convite".

O comunicado assinala que nas conversações se constatou "uma grande concordância" por encontrar "respostas aos problemas no marco democrático e um clima pacífico e de diálogo".

"É opinião da maioria dos consultados que se convoque a eleições gerais antecipadas, para poder encontrar um novo equilíbrio político e democrático que expresse a vontade soberana dos cidadãos e facilite a governabilidade do país, com a atenção aos problemas candentes que vivemos", afirma o texto.

O comunicado explica que frente a renúncia de Mesa, "é prerrogativa do Congresso tomar decisões" conforme às leis e levando em conta o sentir da população. Do mesmo modo, esclarece que "em nenhum momento a Conferência Episcopal Boliviana apoiou nem apóia a designação de nenhum cidadão especificamente".

Na mensagem, o Episcopado transmite o pedido dos dirigentes sociais de que se atenda "com urgência e em profundidade as demandas da Assembléia Constituinte, o Referendo para as autonomias e a problemática dos hidrocarbonetos".

Por outro lado, os bispos chamam os parlamentares reunidos em Sucre, a assumir "com sabedoria" a grave responsabilidade que lhes cabe de procurar "o bem comum com altura e desprendimento".

Também exortam os fiéis a dedicar este dia "à oração pela paz" através de Missas, celebrações e vigílias, "convencidos da força da oração".

"Diante desta situação desafiante exortamos a criar um ambiente de diálogo e de acordo que possibilite a busca de soluções justas, pacíficas e de respeito mútuo", expressa o comunicado.

Evo Morais insiste em violência

Enquanto se espera o início da sessão do Congresso, o produtor de coca e presidente do Movimento Ao Socialismo (MAS) Evo Morais, ameaçou aos parlamentares com uma "dura resistência cercando as cidades" se for eleito como Presidente Hormando Vaga Díez ou Mario Cossío (titulares do Senado e Câmara Baixa respectivamente),

Morais comercial que a Presidência seja concedida ao titular da Suprema Corte, Eduardo Rodríguez, que deverá convocar a eleições antecipadas.

Por sua vez, o Comando Geral das Forças Armadas fez um chamado à racionalidade, a prudência e o entendimento como único caminho de evitar o suicídio nacional.

Em coletiva de imprensa, afirmaram que respeitarão as decisões do Congresso e que cumprirão seu papel de supervisores do processo democrático.

Por outro lado, informou-se que seis das nove capitais se encontram isoladas devido aos bloqueios de estradas. Do mesmo modo, grupos de manifestantes indígenas tomaram sete campos petrolíferos que eram explorados por companhias estrangeiras.