O Papa Bento XVI nomeou dois novos bispos para o México: Dom. José Luis Amezcua Mélgoza como novo Bispo de Colima, e Dom. Leopoldo González González como novo Bispo de Tapachula.

Dom. Amezcua Mélgoza nasceu em 1938 em Purépero, diocese de Zamora. Realizou os estudos eclesiásticos no Seminário Maior de Zamora e obteve a Licenciatura em Espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi ordenado sacerdote pela diocese de Zamora em 1962. Como sacerdote desempenhou diversos cargos pastorais: foi vigário paroquial, pároco, Reitor do Seminário menor, Prefeito de disciplina no Seminário maior e Reitor do mesmo Seminário.

Foi também presidente da Organização de Seminários Mexicanos (OSMEX) e Vice-presidente da Organização de Seminários Latino-americanos (OSLAM).

Nomeado Bispo de Campeche em 1995, recebeu a ordenação episcopal em 21 de junho do mesmo ano.

Dom. Leopoldo González nasceu em 31 de outubro de 1950 em Abasolo, diocese de Irapuato. Realizou os estudos eclesiásticos no Seminário Maior de Morelia.

Depois participou de um curso de psicologia em uma escola para Formadores de Seminários na Toluca, filiada à Faculdade de Psicologia da Universidade Gregoriana, obtendo o Diploma em Antropologia da vocação.

Foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Morelia em 1975. Como sacerdote desempenhou diversos cargos na formação sacerdotal: professor de filosofia, teologia, psicologia e patologia.

Foi também vice-reitor do Seminário Maior de Morelia. Desde 1995 é vigário geral da Arquidiocese.

Nomeado Bispo auxiliar de Morelia em março de 1999, recebeu a ordenação episcopal em maio desse ano.