O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira três novos bispos para o Brasil: Padre André Vital Félix da Silva para a Diocese de Limoeiro do Norte (CE); Pe. Jacy Diniz Rocha para a Diocese de São Luiz de Cáceres (MT); e Pe. Luiz Antônio Lopes Ricci como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ).

O Santo Padre aceitou o pedido de renúncia por motivo de idade apresentado por Dom José Haring, que até então era Bispo de Limoeiro do Norte. Seu sucessor, Padre André Vital era até agora Conselheiro Provincial da Província Brasil Recife dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

Nascido em 31 de maio de 1965, em Recife (PE), ingressou no Seminário dos Dehonianos em 1983. Estudou Filosofia no Recife e Teologia em Olinda e Roma e obteve o mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Emitiu sua profissão religiosa em 25 de fevereiro de 1986 e foi ordenado presbítero em 2 de janeiro de 1991. Atuou como vigário paroquial, formador, administrador paroquial, vice-provincial e membro da Comissão Dehoniana de Teologia da América Latina.

Nomeado novo Bispo de São Luiz de Cáceres, Pe. Jacy Diniz Rocha é natural de São João Evangelista, distrito de Nelson de Sena (MG), onde nasceu em 29 de agosto de 1958. Até o momento era pároco de Santo Antônio de Coluna e coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Guanhães (MG).

Estudou Filosofia em Brasília e Teologia em Brasília, Barra (BA) e Belo Horizonte (MG). Foi ordenado sacerdote em 26 de maio 1984 e incardinado em Barreiras (BA), onde serviu como vigário paroquial, pároco, administrador paroquial, promotor vocacional e formador do Seminário Propedêutico.

Em 2003 foi transferido para a Diocese de Guanhães, onde foi administrador apostólico, pároco, responsável e professor de agentes de pastoral e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Por último, o Santo Padre atendeu à solicitação do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, de poder contar com a colaboração de um Bispo Auxiliar e nomeou Pe. Luiz Antônio Lopes Ricci, o qual atualmente é pároco de São Cristóvão, em Bauru (SP).

Nasceu em 16 de maio de 1966, em Bauru. Estudou Filosofia e Teologia em Marília (SP) e em Roma, na Academia Alfonsiana, obteve mestrado e doutorado em Teologia Moral. Em seguida, frequentou o pós-doutorado em Bioética no Centro Universitário “São Camilo” em São Paulo.

Foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1997. Durante seu ministério presbiteral, serviu como reitor do Seminário Provincial de Marília; administrador paroquial em Cabrália Paulista e Piratininga (SP); assistente espiritual do Movimento “Encontro de Casais com Cristo”; coordenador diocesano de pastoral; professor da Faculdade João Paulo II em Marília; vigário-geral; membro do Conselho presbiteral e do Colégio de Consultores.