As autoridades nigerianas informaram que o grupo fundamentalista islâmico Boko Haram libertou no último sábado 82 meninas e adolescentes de Chibok, sequestradas em 2014, em troca da libertação de dois terroristas.

As autoridades informaram que as 82 menores libertadas no dia 6 de maio estão sob custódia do exército e ontem chegaram à capital Abuya, onde foram recebidas pelo presidente Muhammadu Buhari.

Segundo informou a BBC, um porta-voz do presidente agradeceu “as agências de segurança, o exército, o governo da Suíça, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e as ONGs locais e internacionais” por ajudar na libertação.

Em abril do ano passado, Buhari assegurou que o seu governo permanece “constantemente em contato através de negociações e da inteligência local para garantir a libertação das meninas e a integridade das outras pessoas sequestradas”.

Em abril de 2014, o Boko Haram sequestrou cerca de 276 menores em Chibok, uma aldeia de maioria cristã, localizada no nordeste da Nigéria, uma região predominantemente muçulmana. Poucos dias depois, o Papa Francisco pediu na sua conta de Twitter: “Vamos todos nos unir em uma oração pela libertação imediata das estudantes raptadas na Nigéria”.

Logo depois do sequestro, aproximadamente de 50 meninas fugiram e em outubro de 2016 o ??grupo terrorista libertou outras 21 após negociações com a Cruz Vermelha. Entretanto, cerca de 100 menores ainda permanecem sequestradas e, segundo afirmaram anteriormente os terroristas, várias meninas foram obrigadas a se converter ao Islã e se casar com os militantes.

O Boko Haram sequestrou milhares de pessoas durante seus oito anos de ação terrorista, a fim de criar um califado no norte da África.

Durante esses anos, provocou a morte de aproximadamente 30 mil pessoas e centenas de milhares foram forçadas a fugir.

Confira também: