O Papa Francisco recomendou a novos sacerdotes que ordenou na Basílica Vaticana estar próximos dos fiéis e evitar as homilias intelectuais, advertindo-lhes que a vida dupla é uma doença.

Como é tradição a cada ano no IV domingo da Páscoa, chamado “do Bom Pastor”, dia em que a Igreja celebra a 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Papa Francisco ordenou 10 novos sacerdotes para a Diocese de Roma.

Os novos sacerdotes pertencem ao Pontifício Seminário Mario, ao Pontifício Seminário Menor, ao Seminário Redemptoris Mater (cujos seminaristas são do Caminho Neocatecumenal) e do Seminário da Virgem do Divino Amor.

“Não façam homilias por demais intelectuais e elaboradas: falem simples, falem aos corações”. “A vida dupla é uma doença feia na Igreja”, advertiu aos novos presbíteros.

Francisco lhes pediu que reconheçam “o que fazem, imitem o que celebram para que, participando do mistério da morte e da ressurreição do Senhor, esforcem-se por fazer morrer em vocês todo o mal e por caminhar na vida nova”.

“Peço-lhes – continuou o Papa – em nome de Cristo e da Igreja que sejam misericordiosos. Sempre. Não coloquem nas costas dos fiéis fardos que não podem carregar nem mesmo vocês”.

O Papa os aconselhou também a exercitarem “a alegria e a caridade sincera” e “unicamente tentar agradar a Deus e não a vocês mesmos. São pastores, não funcionários. São mediadores, não intermediários”.

“Sejam alegres, não sejam senhores, não sejam clérigos de Estado, mas pastores: pastores do povo de Deus”, recomendou também.

O Pontífice pronunciou a homilia ritual prevista na edição italiana do Pontifical Romano para as Ordenações de Presbíteros, acrescentando alguns comentários pessoais.

Francisco assinalou que os novos sacerdotes “serão configurados a Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, ou seja, serão consagrados como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento e, a este título, serão pregadores do Evangelho, Pastores do Povo de Deus, e presidirão os atos de cultos, especialmente as celebrações do sacrifício do Senhor”.

“Foram eleitos pelo Senhor Jesus não para fazer carreira”, disso o Papa improvisando. “Lembrem-se de sua história, do dom das palavras que o Senhor lhes deu através de sua mãe, seus avós, seus catequistas e de toda a Igreja”.

Confira também: