Desconhecidos invadiram e profanaram a Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Diocese de São Miguel Paulista (SP) no início desta semana, deixando a comunidade “estarrecida” devido à violência com a Eucaristia.

“Teve vandalismo, roubo dos cofres do dízimo, profanação do Santíssimo Sacramento”, relataram na página de Facebook da Paróquia São João Batista, em Itaim Paulista, à qual pertence a comunidade Nossa Senhora do Rosário.

Na página foram publicadas fotos que mostram armário aberto, objetos lançados ao chão e hóstias jogadas sobre uma mesa. “O Sacrário foi aberto e violado, espalharam hóstias, reviraram a sacristia toda espalhando objetos sagrados”, relataram.

Segundo o pároco, Pe. Edmilson Leite Alves, “muitas pessoas ficaram estarrecidas com tamanha violência com o Santíssimo Sacramento”. Ele mesmo relata que nos 15 anos em que serve nesta paróquia nunca havia vivido algo parecido.

Diante desse ato, toda a comunidade se uniu na manhã de quinta-feira, 4 de maio, para participar de uma Missa em Desagravo ao Santíssimo Sacramento, a qual contou com grande participação de fiéis não só da Paróquia São João Batista, mas também de pessoas vindas de outras bairros.

“Como disse ontem na Missa, devemos fazer como a canção e amar pelos que não amam, esperar pelos que não esperam e adorar pelos que não adoram”, disse, referindo-se à música ‘Estou aqui’, do grupo católico Anjos de Resgate.

Para o sacerdote, atos como este demonstram como é preciso “aumentar o nosso amor pela Eucaristia”. “Pedi aos fiéis que buscassem e amassem mais a Eucaristia, também por aqueles que não a conhecem”, expressou, lembrando a necessidade de “rezar pela conversão dos responsáveis por esse ato”.

“Além disso – acrescentou –, devemos ser testemunhos vivos nessa sociedade tão descrente”.

Pe. Edmilson informou que não chegou a abrir uma ocorrência sobre o caso, pois “mesmo se você vai à delegacia, há muita força para não fazer”. “Nós nos sentimos impotentes”, lamentou.

Nas redes socais, muitos reagiram ao ocorrido. “Cada vez mais recorrente nas paróquias... por quê? O que leva alguém a fazer isso? Tristeza... se soubessem a importância e a verdadeira presença de Cristo, entrariam na igreja ajoelhados!”, comentou um internauta.

 “Lamentável uma cena dessas, a nós cabe orar por essas pessoas e mostrar que o verdadeiro amor de Deus não cessa por atitudes que norteiam o ódio e a intolerância”, comentou outro.

Confira também: