A cidade de Recife (PE) será a sede do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) que, segundo o Arcebispo Dom Antônio Fernando Saburido, será ocasião para ajudar a comunidade “a cada vez mais se comprometer com o Cristo Eucarístico”.

O anúncio da próxima sede do CEN foi feita durante a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quando também informaram que o evento será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro de 2020.

O Arcebispo de Olinda e Recife se comprometeu a “trabalhar para fazer um belo Congresso”. Ao site da CNBB, declarou que a realização deste encontro será algo bom para todo o Regional Nordeste 2 da CNBB e que “os bispos todos estão assumindo conosco este desafio”.

Os Congressos Eucarísticos tiveram início em 1881, em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos apoiado por São Pedro Julião Eymard. Trata-se de um momento de convergência das pessoas que professam a fé católica na realidade da Eucaristia e que desejam dar testemunho público de fé.

No Brasil, o primeiro CEN aconteceu em 1933, em Salvador (BA). O último, foi realizado no ano passado, em Belém (PA), quando também se comemorou os 400 anos da capital paraense.

Em 2020 será a segunda fez que Recife acolherá o Congresso Eucarístico Nacional. A primeira foi em 1939, na sétima edição do encontro.

Confira também: