Os pensamentos do Papa Emérito Bento XVI passam a ter, a partir de agora, um centro de estudos próprio em território brasileiro, a Sociedade Ratzinger do Brasil (SRB), criada durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB.

Conforme anuncia a Conferência Nacional dos  Bispos do Brasil (CNBB) em seu site, esta Sociedade tem a finalidade de traduzir a “Joseph Ratzinger Opera Omnia” e divulgá-la, promover atividades de estudo e pesquisa sobre a obra de Joseph Ratzinger – Papa Bento XVI, obras a respeito do seu pensamento e sobre temas por ele tratados.

Além disso, irá realizar congressos, seminários e cursos de atualização teológica; organizar encontros periódicos de caráter regional, nacional e internacional; realizar trabalhos interdisciplinares com outras sociedades e instituições teológicas congêneres; publicar obras científicas e de divulgação sobre a teologia de Joseph Ratzinger – Papa Bento XVI, de seu Magistério Pontifício.

O Conselho Diretor da Sociedade Ratzinger do Brasil ficou constituído por: Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo (SP); Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS); Cardeal Raymundo Damasceno, Arcebispo emérito de Aparecida (SP); Cardeal Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ); Dom Murilo Sebastião Krieger, Primaz do Brasil e Arcebispo de Salvador (BA); e Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André (SP).

O presidente da CNBB e Arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Sérgio da Rocha, foi eleito para a presidência do Comitê Científico da Sociedade, que terá como secretário Monsenhor Luiz Catelan Ferreira, subsecretário de Pastoral da CNBB e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

No Vaticano, como recorda a CNBB, há uma instituição semelhante. Trata-se da Fundação Joseph Ratzinger – Papa Bento XVI, que atualmente é presidida por Pe. Federico Lombardi, ex porta-voz da Santa Sé.

A Fundação tem como conselheiros o responsável pela Prefeitura Apostólica do Vaticano e secretário particular do Papa Emérito, o Arcebispo Georg Gänswein; o sacerdote salvatoriano Pe. Stephan Otto Horn, ex-aluno e assistente universitário de Joseph Ratzinger na Alemanha e responsável por sua obra; e o padre salesiano Giuseppe Costa, diretor da Libreria Editrice Vaticana.

Confira também: