A Igreja Católica proclamou Venerável o Cardeal François-Xavier Nguyêen Van Thuân, Arcebispo Coadjutor de Saigon, que sofreu a repressão do governo comunista do Vietnã.

Este novo passo ao reconhecimento da santidade do Cardeal vietnamita ocorreu depois que o Papa Francisco assinou o decreto correspondente, durante a audiência que o Santo Padre realizou hoje, no Vaticano, com o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

O Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuên nasceu em Hue (Vietnã), em 17 de abril de 1928. Foi Bispo de Nhatrang durante oito anos e, por alguns meses, Bispo Coadjutor de Saigon. Em 23 de abril 1975, o Exército comunista tomou a cidade de Saigon controlado pelo Estado.

Após a ascensão dos comunistas ao poder, o Bispo Van Thuân foi preso no dia 15 de agosto de 1975, dia da Assunção da Virgem Maria, acusado de fazer parte de um complô entre o Vaticano e os imperialistas para organizar a luta contra o regime comunista.

Durante os anos em que permaneceu na prisão, o Bispo aproveitou a oportunidade para seguir o exemplo de São Paulo e escrever cartas aos fiéis. Também suscitou o apreço de seus sequestradores, aos quais ensinava idiomas.

Depois de 13 anos de prisão, 9 dos quais em regime solitário, foi libertado e exilado do país. Ele chegou a Roma e começou a trabalhar na Cúria Romana. Em 1998, foi nomeado Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz e, em fevereiro de 2001, foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II. Morreu de câncer em 16 de setembro de 2002.

Novos Beatos

Além deste reconhecimento, a Igreja Católica reconhecerá cinco novos beatos, depois da assinatura dos decretos nos quais reconhecem os milagres de quatro veneráveis e o martírio de um servo de Deus, e outros seis veneráveis, além do Cardeal Van Thuân:

O milagre atribuído à intercessão de Francisco Solano Casey, sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, nascido em Wisconsin, Estados Unidos, em 25 de novembro de 1870 e morto em 31 de julho de 1957.

O milagre atribuído à intercessão de Adela de Batz de Trenquelléon, fundadora das Filhas de Maria Imaculada, cujo nome de consagrada era Maria Imaculada, nascida em 10 de junho, 1789, em Trenquelléon, França, e falecida em 10 de janeiro de 1828.

O milagre atribuído à intercessão de Clara Fey, fundadora das Servas do Pobre Menino Jesus, nascida em Aachen, Alemanha, em 11 de abril de 1815, e falecida em 08 de maio de 1894.

O milagre atribuído à intercessão de Josefa Saturnina Rodríguez, fundadora das Servas do Sacratíssimo Coração de Jesus, cujo nome de consagrada era Catarina de Maria, nascida em 27 de novembro de 1823, em Córdoba, Argentina, e falecida em 5 de abril de 1896.

O martírio de Lucien Botovasoa, leigo, pai de família e membro da Ordem Terceira de São Francisco, nascido em Vohipeno, Madagascar, em 1908, e morto por ódio à fé em 17 de abril de 1947.

As virtudes heroicas do Cardeal Elia Dalla Costa, Arcebispo de Florença, nascido em Villaverla, Itália, em 14 de maio de 1872, e falecido em 22 de dezembro de 1961.

As virtudes heroicas de Giovanna Meneghini, fundadora da Congregação das Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração de Maria, nascida em 23 de maio de 1868, em Bolzano Vicentino, e falecida em 02 de março de 1918.

As virtudes heroicas de Vincenza Cusmano, primeira superiora geral da Congregação das Pobres Servas, nascida em 6 de janeiro de 1826, em Palermo, Itália, e falecida no dia 2 de fevereiro de 1894.

As virtudes heroicas do Servo de Deus Alessandro Nottegar, leigo, pai de família e fundador da Comunidade Regina Pacis. Nascido em 30 de outubro de 1943, na Itália, e falecido no dia 19 de setembro de 1986.

As virtudes heroicas de Edvige Carboni, leiga, nascida em 2 de maio de 1880, em Pozzomaggiore, Itália, e falecida em 17 de fevereiro de 1952.

As virtudes heroicas de Guadalupe Ortiz de Landázuri, leiga da Prelazia pessoal da Santa Cruz e Opus Dei. Nascida em 12 de dezembro de 1916 em Madri, Espanha, e falecida no dia 16 de julho de 1975.

Confira também:

Mais em