Um grupo de importantes líderes judeus que se reuniram nessa quinta-feira com o Sumo Pontífice no Vaticano, elogiou o compromisso do Papa Bento XVI de seguir adiante com o diálogo inter-religioso.

O Pontífice recebeu a uma delegação do Comitê Internacional Judeu sobre Consultas Inter-Religiosas (IJCIC). Durante o encontro, o Papa recordou que a reunião “tem lugar durante este ano, quando se celebra o quarenta aniversário da declaração ‘Nostra aetate’ do Concílio Vaticano II, cujo ensinamento foi, desde então, o fundamento das relações entre a Igreja e o povo judeu”.

O Santo Padre assinalou também que o Concílio reafirmou que “a Igreja de Cristo reconhece que  os começos de sua fé se encontram em Abraão, Moisés e os profetas” e “pediu uma maior compreensão e estima mútuas entre cristãos e judeus, deplorando todas as manifestações de ódio, perseguição e anti-semitismo”.

“Ao início de meu pontificado, quero lhes garantir que a Igreja continua firmemente comprometida em sua catequese e em todos os aspectos de sua vida, a pôr em prática este ensinamento decisivo”, destacou o Papa.

Bento XVI recordou logo ao Paulo VI “e, de forma especial, João Paulo II” que  “deram passos significativos para melhorar as relações com os judeus. Minha intenção é seguir esse caminho”.

“A história das relações entre nossas duas comunidades foi complexa e freqüentemente dolorosa”, assinalou o Santo Padre. “Não obstante, estou convencido que o 'patrimônio espiritual' entesourado pela Igreja e pelo povo judeu levará a um futuro de esperança”.

“Ao mesmo tempo –continuou o Papa, a lembrança do passado segue sendo para ambas as comunidades um imperativo moral e uma fonte de purificação em nossa tarefa de rezar e trabalhar pela reconciliação, a justiça, o respeito da dignidade humana e pela paz, que é em último termo um dom do Senhor”.

O Papa assinalou finalmente que “por sua mesma natureza este imperativo deve incluir uma reflexão constante sobre as profundas questões históricas, morais e teológicas colocadas pela experiência da Shoah (holocausto)”.

Elogios de líderes judeus

“Depois desta reunião, estamos seguros que sob a liderança do Papa Bento XVI, a Igreja Católica seguirá construindo sobre as crescentes relacões com a comunidade judia” disse Edgar M. Bronfman, Presidente do “World Jewish Congress”.

“Durante muitos anos, o então Cardeal Ratzinger, agoro Papa Bento XVI, proporcionou o marco teológico para as mudanças que tiveram lugar entre a Igreja e o povo judeu durante o reinado do Papa João Paulo II”, disse o Rabino Israel Singer, Diretor da mesma organização.

“Juntos, proporcionamos ajuda aos mais necessitados na Argentina, preocupamo-nos pelas fossas comuns do Holocausto na Europa oriental, e agora nos comprometemos a trabalhar juntos para proporcionar a tão urgente ajuda e educação para a África, um continente que sofre pela praga do AIDS”, adicionou Singer.