A Conferência Episcopal Panamenha (CEP) chamou o Governo e os setores afetados pela reforma da Lei de Segurança Social, a “manter o diálogo construtivo em um clima de paz” que permita solucionar a crise que gerou violentos protestos nas ruas.

Através de um comunicado, a CEP criticou “a urgência com que foi passada a Lei” que aumentou a idade de aposentadoria de 57 a 60 anos para as mulheres e de 62 a 65 anos para os homens. Isto, assinalou o Episcopado, “deixou um grande descontente na maioria do povo panamenho”.

O texto indica que embora esta promulgação tenha piorado a crise social, “os atos violentos” não favorecem “o diálogo responsável no tema da segurança social”.

Por isso, a CEP pediu aos setores envolvidos manter “um diálogo construtivo em um clima de paz e tranquilidade onde seja possível estabelecer uma agenda de trabalho sem  condições prévias”.

Faz onze dias os professores, trabalhadores da construção e médicos do setor estatal se encontram em greve exigindo que se derrogue a lei.

Por sua parte, o Ministro do Governo e Justiça, Héctor Alemán, assinalou que não se permitirão mais desordens nas ruas, para isso ordenou que a polícia custodie fortemente a capital do país.