Um representante do Partido Liberal abandonou as filas de sua bancada partidária para converter-se em independente como resultado das discrepâncias que teve com seus companheiros pela lei que autorizaria os “matrimônios” do mesmo sexo no Canadá.

Pat O’Brien, representante do London- Fanshawe e até recentemente membro do Partido Liberal que detém o poder no país, anunciou sua decisão na segunda-feira em conferência de imprensa. O’Brien indicou que não está de acordo com a forma em que os liberais estão tratando as audiências do comitê encarregado da eventual legalização das uniões homossexuais.

O legislador por muitos anos sempre foi claro quanto a sua oposição respeito aos “matrimônios” entre pessoas do mesmo sexo e já tinha advertido de sua decisão em abril. O’Brien afirmou que não se retirou então porque o Primeiro-ministro lhe prometeu que as audiências seriam significativas e justas” para o debate desta lei.

“Parece-me que isso não está acontecendo”, manifestou o representantes do London-Fanshawe. Deste modo indicou que o prazo para as audiências –previstas para  14 de junho– não é necessário e considerou inadequada a pressa dos liberais por aprovar a controvertida lei.

Manifestou também que o comitê estava avisando das audiências com apenas 24 horas de antecipação e com freqüência os que acudia eram admoestados por algum dos membros.

A decisão de O’Brien é significativa dado que o Partido Liberal, que se encontra no governo, é minoria no Parlamento composto agora por 133 liberais, 98 conservadores, 54 do Québec e 19 independentes.