Em um ato celebrado no Instituto Italiano di Cultura de Barcelona (IICB) foi apresentado o livro “A Paz do Papa Wojtyla”, em que mostra o  Papa João Paulo II como símbolo da paz e patrimônio cultural da humanidade por seu compromisso e papel protagônico no cenário mundial em busca deste valor.

O autor da obra, o jornalista Andrea Tornielli, explicou durante o encontro que ao longo de seu pontificado, de mais de 25 anos, o Papa expressou de modo recorrente o “rechaço à guerra, a qualquer guerra, não como uma questão de princípio, mas desde a base de sua experiência direta na Segunda Guerra Mundial", na qual sofreu a invasão nazista da Polônia.

A obra reúne alguns textos nos quais João Paulo II manifestou-se contra a guerras de maneira mais contundente, quer seja em discursos ao corpo diplomático, quer seja em requerimentos do trabalho pela paz da própria diplomacia vaticana, em mediação de conflitos ou nas Nações Unidas.

Durante o evento foi apresentado um vídeo sobre o compromisso do Papa com a paz neste últimos 25 anos, que tinha apenas trilha sonora musical, sem nenhum comentário, intitulado 'Dona nobis pacem' (Dai-nos a paz) e apresentado pelo autor, Piero Schiavazzi.

No ato, ao qual asssitiram uma centena de pessoas, estiveram presentes o cônsul geral da Itália em Barcelona, Franco Giordano; o Bispo auxiliar de Barcelona, Dom José Ángel Saez; o diretor do IICB, Ennio Bispuri; a diretora geral de Assuntos Religiosos da Generalitat, Montserrat Coll; o encarregado do Parlamento das Religiões no Forum 2004, Joan Hernández Serret.

No final da reunião Tornielli recebeu uma  imagem da Verge de Montserrat para que leve ao Santo Padre.