O Papa Francisco fez nesta quarta-feira a nomeação de quatro bispos para dioceses brasileiras, são eles: Dom Vilson Basso, que assume a Diocese de Imperatriz (MA); Dom Francisco Bach para a Diocese de Joinville (SC); Padre Bruno Versari, novo Bispo coadjutor de Campo Mourão (PR); e Padre José Ionilton foi nomeado Bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM).

Transferido da sede episcopal de Caxias do Maranhão para a Diocese de Imperatriz (MA), Dom Vilson Basso, S.C.J., nasceu em 16 de fevereiro de 1960, em Tuparendi (RS).

Estudou Filosofia em Brusque (SC) e Teologia em Taubaté (SP). Possui especialização em Planejamento Pastoral pela Universidade de Bogotá (Colômbia).

Em 1985, emitiu sua profissão perpétua na Congregação do Sagrado Coração de Jesus e foi ordenado sacerdote no mesmo ano.

Durante sua trajetória no sacerdócio atuou como vigário paroquial, pároco, coordenador e assessor da pastoral da juventude e como formador em Cagayan de Oro, nas Filipinas.

Em março de 2010, foi nomeado bispo de Caxias do Maranhão, pelo Papa Emérito Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal em 30 de maio do mesmo ano. Atualmente é presidente da Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu lema episcopal é “Ecce venio, Domine” – Eis-me aqui Senhor.

O novo Bispo de Joinvile, por sua vez, Dom Francisco Carlos Bach era até então Bispo de São José dos Pinhais (PR). Natural de Ponta Grossa (PR), nasceu em 4 de maio de 1954,

Estudou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e Teologia no Studium Theologicum, também na capital paranaense. Tem mestrado em Direito Canônico, pela Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma, Itália.

Foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1977. No decorrer de seu ministério presbiteral, serviu como vigário paroquial, pároco, ecônomo, professor e reitor do Seminário Menor, coordenador diocesano de pastoral, professor do Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesia, juiz auditor diocesano, reitor do Seminário Maior, diretor da Rádio Sant’Ana, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, administrador diocesano e vigário geral.

Em 27 de julho de 2005, foi nomeado Bispo de Toledo (PR) e recebeu a ordenação episcopal em 27 de outubro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “In manus tuas” - Nas Suas Mãos (LC 24,47).

Como Bispo, foi membro da presidência do regional Sul 2 da CNBB e representante episcopal para a Pastoral da Saúde do regional. Atualmente, é Membro da Comissão para os Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância e Secretário do Conselho Episcopal do regional.

Novos Bispos

Pe. Bruno Elizeu Versari, do clero da Arquidiocese de Maringá (PR), foi nomeado Bispo Coadjutor de Campo Mourão (PR). Até então, ele era pároco de “Santa Maria Goretti” em Maringá e Diretor da Rádio arquidiocesana.

Nascido em 30 de maio de 1959 em Cândido Mota, Pe. Bruno Versari estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba e Teologia no Instituto “Paulo VI”, em Londrina. Depois se especializou em Bíblia na Pontifícia Universidade Católica de Maringá.

Foi ordenado sacerdote em 3 de janeiro de 1988 e incardinado na Arquidiocese de Maringá. No decorrer do seu ministério, desempenhou os cargos de vigário paroquial, assistente do Seminário Maior, pároco, ecônomo, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores e vigário geral.

Outro novo bispo brasileiro é Pe. José Ionilton Lisboa de Oliveira, S.D.V., nomeado Bispo Prelado da Prelazia de Itacoatiara (AM). Até então, ele era vigário paroquial de “Nossa Senhora da Conceição”, em Riachão do Jacuípe, Diocese de Serrinha (BA).

Nasceu em 9 de março de 1962 em Araci (BA). Estudou Filosofia no Seminário Diocesano “Nossa Senhora das Vitórias”, em Vitória da Conquista, e Teologia na Faculdade Benedetina “Mosteiro de São Bento”,  no Rio de Janeiro.

Emitiu a profissão religiosa na Congregação Sociedade das Divinas Vocações (Vocacionistas) em 21 de janeiro de 1990 e foi ordenado sacerdote em 19 de janeiro de 1992.

No decorrer do seu ministério, desempenhou atividades na pastoral paroquial, na animação das vocações, na formação dos noviços, na administração econômica como Superior Provincial; Diretor de Comunidade, Membro da Conferência dos religiosos e do Conselho Presbiteral de Vitória da Conquista.