A agência Cubanet informou que o Arcebispo do Santiago de Cuba, Dom Pedro Meurice, celebrou uma Missa no Santuário Nacional do Cobre durante a qual pediu aos cubanos educar às crianças sobre o verdadeiro significado do matrimônio e a família para evitar os ataques de quem promove a legalização das uniões homossexuais.

O Arcebispo, que retornou a Cuba depois de cem dias de ausência devido a uma enfermidade, celebrou o “Dia da Família Cristã” e recordou que "a família parte do matrimônio entre um varão e uma mulher, do qual nasce posteriormente a vida".

Dom Meurice se referiu à tendência mundial a legalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo apoiando-se “em supostos direitos humanos”, esclarecendo que os homossexuais merecem respeito.

Segundo o Arcebispo, se esta tendência fora aceita por uma quarta parte da população mundial como algo normal, em uns anos a humanidade deixaria de existir; também lamentou que os legisladores que apóiam as adoções de menores por parte destes casais não contemplam o dano que provocam ao legislar a favor dessas adoções.

Dom Meurice sublinhou a necessidade de estar preparados para quando entrarem a Cuba estas idéias e pediu às famílias cristãs preparar-se para enfrentar tais embates.

O Prelado pediu aos pais educar a seus filhos sobre estes temas antes que outros lhes distorçam o sentido real da família humana, convidou-os a apoiar-se na Eucaristia para fortalecer a identidade pessoal e converter à família cristã em uma missão da Igreja Católica.