Segundo um parte policial publicado pela imprensa local, o motivo do roubo do sacrário e indumentária litúrgica perpetrado faz umas semanas na residência do Bispo de São Luis, Dom Jorge Lona, teria um caráter sinistro. Uns meninos encontraram o Sacrário violentado em um descampado e faltava nele a Hóstia Consagrada.

Faz várias semanas o Bispo denunciou o roubo diante das autoridades e se pensou que os delinqüentes teriam comercializado o sacrário. Entretanto, faz uns dias, uma mulher foi até o pároco de Santa Luzia, Padre Sergio Eduardo Stinga, enquanto este realizava umas compras em um local comercial, para lhe relatar o acontecido.

A mulher lhe informou que seus filhos encontraram em um descampado localizado diante de sua casa, localizada no Parque Norte Industrial, “uma caixa de metal que tem uns anjos na porta, mas por temor a que a acusassem do fato o guardou no pátio de sua casa”.

O sacerdote foi até o lugar e descobriu que se tratava do Sac`ário, violentado e vazio. O Sacrário já retornou a seu dono, Dom Lona, mas seguem perdidos o ostensório e a Hóstia Consagrada que estavam dentro,  assim comoa mala com todos os elementos para a celebração de uma Missa de campanha.

Os paroquianos temem que os autores do delito tenham roubado a Hóstia Consagrada e a indumentária litúrgica para celebrar um ritual satânico e profanar o Santíssimo Sacramento.