Durante as palavras dirigidas aos milhares de fiéis reunidos no Plaza São Pedro com ocasião da Audiência Geral, o Papa Bento XVI recordou que toda oração deve ser contemplação do mistério de Deus e suas obras na história da redenção.
Durante a catequese sobre o salmo 110, também conhecido como "Grandes obras do Senhor", o Papa destacou os termos que definem a Deus tanto em seus atributos como em sua obra de salvação. "fala-se de ‘piedade’, de ‘ternura’, de ‘justiça’, de ‘potência’, de verdade’, de ‘retidão’, de ‘fidelidade’, de ‘aliança’, de ‘obras’, de ‘prodígios’, até de ‘alimento’ que doa e finalmente de sua pessoa”. Após enumerá-los, o Santo Padre sublinhou que “a oração é contemplação do mistério de Deus e das maravilhas que obra na história da salvação”.
Do mesmo modo, o Santo Padre assinalou que “o coração do Salmo se transforma em um hino à aliança, a aquele vínculo íntimo que relaciona a Deus com seu povo e que encerra uma série de aproximações e de gestos”.
Sobre a piedade de Deus, o Pontífice afirmou que é “uma graça divina que envolve e transfigura ao fiel” e, sobre a ternura, disse que “se refere, no original hebreu, às ‘vísceras’ maternas do Senhor, ainda mais misericordiosas que aquelas de uma mãe”.
Finalmente, disse o Papa, “o Salmista convida a cada fiel a cultivar o temor de Deus, início da verdadeira sabedoria. Baixo este termo não se entende o medo e o terror, mas sim o respeito sério e sincero, a adesão genuína e operante a Deus liberador”.