A “Lavandaria do Papa Francisco” começou a funcionar nesta segunda-feira, 10 de abril, alguns dias antes da Páscoa, para todas as pessoas pobres, especialmente para os desabrigados, que vivem ao redor do Vaticano.

Trata-se de uma iniciativa do Papa Francisco realizada através da Esmolaria Vaticana, que é responsável por levar aos mais necessitados a ajuda do Pontífice.

É “um serviço oferecido gratuitamente às pessoas pobres”, especialmente moradores de rua, “para que possam lavar, enxugar e passar suas roupas e lençóis”, disse o Vaticano em um comunicado.

A lavandaria está localizada dentro do “Centro Gentes de Paz” da Comunidade de Santo Egídio, no antigo Hospital de San Gallicano, no centro de Roma.

A comunidade de Santo Egídio administrará este novo projeto, assim como já administra as duchas e a barbearia que o Papa Francisco estabeleceu junto à colunata da Praça de São Pedro, em novembro de 2014.

Francisco realiza continuamente iniciativas em favor dos mais pobres. Em fevereiro deste ano, enviou o esmoleiro do Vaticano à região central da Itália atingida por vários terremotos para comprar produtos dos pequenos comerciantes.

Em Janeiro, a Esmolaria pediu para que a Igreja de São Calisto em Trastevere e os seus locais adjuntos em Roma se mantivessem abertos para oferecer abrigo aos sem-teto devido às baixas temperaturas do inverno.

Confira também: