Após conhecer a decisão do presidente boliviano, Carlos Mesa, de apresentar sua renúncia ao cargo, o Bispo de El Alto e vice-presidente da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), Dom Jesus Juárez, assegurou que a Igreja no país continuará à procura de uma solução à crise no país.

"Acredito que como Igreja vamos seguir procurando as possíveis saídas para a crise, que tal vez com este acontecimento se pode aprofundar", declarou Dom Juárez nessa segunda-feira à noite à emissora de rádio local Erbol.

A Igreja "apóia o processo democrático e o Estado de Direito, este sistema de vida fraterna que nos dá muitas liberdades", disse o representante da Igreja, que atua como mediadora do conflito desde a sexta-feira passada.

Dom Juárez sosteve que o Congresso tem que dar uma resposta à renúncia de Mesa e procurar a solução constitucional “mais adequada para levar à frente estes pedidos da população boliviana".

Os setores mobilizados paralisaram as estradas da Bolívia com bloqueios que se realizaram desde a semana passada e sitiaram La Paz, sede do Governo, recortando suas saídas para a cidade vizinha de El Alto, o que gerou escassez de mantimentos e carburantes.

As demandas sindicais se centraram na convocatória de uma Assembléia Constituinte e a nacionalização do gás natural.