O Santuário de Fátima, em Portugal, está preparado para acolher “em segurança” o Papa Francisco e cerca de um milhão de pessoas nos dias 12 e 13 de maio, por ocasião da comemoração do centenário das aparições, conforme precisou o reitor Padre Carlos Cabecinhas.

Em uma coletiva de imprensa na sexta-feira foi apresentada a operação em torno da visita do Papa Francisco, a qual conta envolve Santuário de Fátima, Câmara Municipal de Ourém, Autoridade Nacional de Proteção Civil e Guarda Nacional Republicana.

“Estamos preparados para acolher Sua Santidade e igualmente preparados para acolher os peregrinos que aqui acorrerão”, garantiu o Pe. Cabecinhas, a pouco mais de um mês da visita do Pontífice.

“Gostaria de começar por dizer que, Fátima é um lugar seguro. Hoje, a segurança está na ordem do dia, mas as várias entidades envolvidas na preparação da visita do Papa tudo estão fazendo para garantir a segurança dos que aqui estarão”, sublinhou.

Também participaram da coletiva de imprensa no Centro Pastoral Paulo VI o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, o porta-voz da Guarda Nacional Republicana (GNR),  major Bruno Marques, e o coronel Albino Tavares, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A GNR e a ANPC informaram que está sendo realizada uma “operação de larga escala”, envolvendo a segurança do Papa Francisco, dos peregrinos e demais habitantes da região, e que se estenderá a distritos como Lisboa, Coimbra, Castelo Branco e Santarém.

Haverá “uma força multidisciplinar capaz de prevenir ou cessar qualquer atividade ilícita” e para prestar auxílio a quem mais precise, assegurou o major Bruno Marques.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Ourém, além da segurança e da proteção, está tudo garantido do ponto de vista do acolhimento.

Os envolvidos nesta operação estão empenhados em “mostrar ao mundo uma imagem positiva e de qualidade de Fátima, da região e do país”, no mesmo tempo em que desejam contribuir para a difusão da “mensagem de Fátima”, assegura Paulo Fonseca.

Explicou ainda que será disponibilizado um “gabinete de apoio ao peregrino”, o qual funcionará junto ao posto de turismo de Fátima. Além disso, peregrinos campistas também terão um espaço junto ao campo de jogos do Grupo Desportivo de Fátima.

Aqueles que quiserem montar suas tendas na Cova da Iria terão acesso a casas de banho móveis, a chuveiros e a apoio de segurança por parte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Por sua vez, o reitor Pe. Carlos Cabecinhas ressaltou que o Santuário é um largo espaço, “habituado a multidões”, que já recebeu vários Papas e, como nas visitas anteriores, “o recinto estará sempre aberto aos peregrinos: não fecha, não encerra, sendo sempre possível entrar e sair”.

Entretanto, lembrou que se trata de um espaço físico limitado e, portanto, “temos consciência de que nem todos os peregrinos conseguirão entrar”.

Por isso, o Santuário e a Câmara Municipal vão disponibilizar telões fora do Recinto para permitir que aqueles que não conseguirem entrar possam acompanhar as celebrações.

Confira também: