Com motivo de celebrar-se o Dia do Jornalista na Argentina, o Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, enviou uma cordial saudação a todos os profissionais da imprensa, ao tempo que lhes reclamou responsabilidade ética no desempenho de seu serviço.

Em sua reflexão semanal por televisão, conforme informa a agência AICA, Dom Aguer recordou que esta responsabilidade consiste no respeito das pessoas a quem vão dirigidas as funções jornalísticas, o qual exige respeito pela verdade, onde se joga algo fundamental, que é a relação da comunicação da palavra e a imagem com a verdade”.

Destacou logo que “muitas vezes se manipula a verdade, já seja em relação a um acontecimento, como na verdade de uma opinião manifestada por alguém”.

Dom Aguer pôs como exemplo o caso do Dom Antonio Baseotto, que dirigiu “uma carta ao Ministro da saúde –onde cita uma frase evangélica em que Jesus pondera a gravidade do pecado de escândalo– e as reações que se suscitaram não foram promovidas pelo texto da carta que quase ninguém leu. As reações posteriores foram suscitadas pelo que apareceu depois nos jornais, onde se dizia que o Bispo militar quer atirar ao mar ao Ministro da saúde. Este é um caso característico de manipulação da verdade e olhem se trouxe problemas além dos grandes danos que está causando!”, ressaltou.

Dom Aguer lamentou que estas situações ocorram quase todos os dias. Por isso pediu lembrar “que todos somos destinatários da ação dos jornalistas e temos que nos acostumar a interpretar, a ler entre linhas –como se diz agora– os textos escritos e as coisas faladas, e tratar de procurar neste matagal, qual é a verdade, porque isso é o que interessa. O fundamento de uma autêntica comunicação está no respeito da verdade”.