Em uma coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira, 5, o enviado especial da Santa Sé, Dom Henryk Hoser, afirmou que “Medjugorje já está na Nova Evangelização".

O Prelado, que é Arcebispo-Bispo de Varsóvia-Praga, na Polônia, foi nomeado enviado especial a Medjugorje com um objetivo “exclusivamente pastoral” em fevereiro deste ano.

Na coletiva de imprensa transmitida por http://marytv.tv/, o Arcebispo polonês falou em francês, que não é a sua língua nativa; e foi interpretado em inglês e croata.

Dom Hoser afirmou: “Acho que Medjugorje já está na Nova Evangelização. Os números que lhes deram são uma prova disso. A dinâmica do crescimento de peregrinos mostra que as necessidades também crescem”.

Entre esses números, estão 610 vocações de países como Estados Unidos, Itália e Alemanha que tiveram a sua origem em Medjugorje e 2,5 milhões de peregrinos que chegam a cada ano a este lugar da Bósnia Herzegovina, segundo explicou.

“Há outra coisa importante que é a casa de retiros Domus Pacis. Há mais de mil grupos que passaram por aqui, com mais de 42 mil participantes nos últimos anos. Estes exercícios espirituais transformam interiormente as pessoas”, sublinhou o Prelado.

Tudo isso, disse, “mostra a intensidade da vida cristã em Medjugorje que pode ser aplicada em outros lugares”.

As “aparições”

Perguntado se considerava real ou não as supostas aparições da Virgem em Medjugorje, o Arcebispo disse que não é da sua competência se pronunciar a respeito do assunto.

“Não é o meu papel falar se essas aparições são genuínas ou não, porque a Igreja ainda não definiu”, explicou Dom Hoser. Isso, precisou, “é o trabalho da comissão do Cardeal Ruini”.

O Arcebispo se referiu à comissão de investigação presidida pelo Cardeal italiano Camillo Ruini, formada por teólogos de diferentes nacionalidades que foram escolhidos, em março de 2010 pelo então Papa Bento XVI, para investigar as supostas aparições marianas em Medjugorje.

Dom Hoser explicou que “falou sobre as aparições porque assim são chamados aqui” e comentou que “também espero a decisão final da comissão e do Papa Francisco”.

“Infelizmente, não posso falar do material desta comissão porque não foi publicado. Posso falar com o Cardeal Ruini, mas eu não posso dizer nada”, reiterou o Prelado.

Em seguida, o enviado especial disse que; como parte da sua missão; se reuniu com videntes, “mas não no sentido profundo, porque isso corresponde à comissão doutrinal presidida pelo Cardeal Ruini”.

“Aqui, de acordo com os videntes, as aparições seguem às pessoas, e isso causa dificuldades para chegar à decisão final”, acrescentou.

O Arcebispo também comentou um episódio em sua visita no qual conversou com alguns fiéis poloneses junto com a imagem da Virgem que está em cima de uma colina em Medjugorje.

O Prelado disse que efetivamente fez isso, mas indicou que “lá encontrei um grupo de peregrinos poloneses e conversamos um pouco sobre a devoção mariana. Eu não os liderei como disseram alguns meios”.

Confira também:

Mais em