Em um passo importante para o desenvolvimento das relações entre a Santa Sé e a Federação Russa, o Ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, convidou nessa terça-feira a um alto funcionário da Secretaria de Estado a visitar o país.

O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, revelou que Lavrov se reuniu pela manhã com o Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, e com o Arcebispo Giovanni Lajolo, Secretário para as Relações com os Estados. Navarro-Valls assinalou que no curso do encontro “se constatou a cordialidade das relações atuais e a possibilidade de melhorar mais ainda”.

“Com tal motivo, o Ministro convidou a Moscou no próximo outono ao Arcebispo Lajolo”.

O convite formal de um alto funcionário da Secretaria de Estado da Santa Sé supõe um importante passo nas relações com a Federação Russa. O Papa João Paulo II expressou em diversas ocasiões seu desejo de visitar Moscou; mas qualquer possibilidade de uma viagem foi bloqueado pelos líderes da igreja Ortodoxa Russa, que acusam à Igreja de levar a cabo um “proselitismo” em “território que canonicamente pertence” aos ortodoxos.