O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera assinalou que o narcotráfico não é um problema dos distintos poderes governamentais mas sim um assunto relacionado com “a educação no México”.

Na sua homilia dominical, o Cardeal afirmou que o tráfico ilícito e o consumo de drogas é um problema de educação no México, "porque todas essas pessoas que consomem passaram por um sistema educativo".

Deste modo recordou que o narcotráfico é um mal que está danificando muito à sociedade porque antes "a droga só ia de passagem (no México), agora fica aqui para o consumo".

O Cardeal Rivera advertiu aos narcotraficantes que se declaram católicos que estão destroçando vidas com esta atividade ilícita; e os chamou a deixar o caminho que leva a destruição das famílias e da sociedade mesma”.

Para o Arcebispo do México, os meios de comunicação apresentam a violência como fortaleza; quando a vingança não é uma virtude mas sim o recurso dos fracos; "perdoar, compreender, compadecer-se, supõe mais fortaleza de espírito que pagar com a mesma moeda", sublinhou.

O Cardeal indicou também que "a vida não é um filme de bons e maus, mas sim de maus que devemos ser bons, recebendo e praticando a misericórdia que Jesus quer".

Do mesmo modo, esclareceu que o Episcopado Mexicano chamou a atenção em várias ocasiões sobre a necessidade de combater não somente o consumo, mas também o narcotráfico no país.