“Não se entregue ao desânimo ante as dificuldades”. Com esse apelo à perseverança, o Papa Francisco quis dar uma mensagem de encorajamento aos moradores da cidade italiana de Carpi e das cidades vizinhas, que sofreram os efeitos destrutivos do terremoto em maio de 2012.

O Santo Padre realizou uma visita apostólica a esta cidade no norte da Itália, onde celebrou a Missa e se reuniu com atingidos por este terremoto.

Em frente ao Duomo de Mirandola, templo construído em 1440, onde ainda são visíveis na sua fachada os graves danos provocados pelo terremoto, o Papa expressou seu desejo de “abraçar os habitantes das outras cidades atingidas pelo terremoto de maio de 2012”.

“O meu venerado Predecessor, Bento XVI, algumas semanas depois do terremoto, visitou esta região a fim de oferecer sua solidariedade e coragem à comunidade eclesial. Hoje, eu quero lhes confirmar o carinho de toda a Igreja e testemunhar a todos vocês a minha proximidade e o meu encorajamento para o caminho que ainda deve ser reconstruído”.

O Bispo de Roma destacou os trabalhos de reconstrução realizado nos últimos anos e a força de vontade das pessoas de Carpi, que lhes permitiu levantar-se depois do desastre. “Eu sei muito bem como o terremoto destruiu o patrimônio humano e cultural desta terra”.

“Penso nas dores que vocês sofreram: na destruição das casas, na atividade produtiva, nas igrejas e nos outros monumentos repletos de história, de arte e de simbolismo espiritual e da civilização de um povo. Mas, acima de tudo, penso nas feridas internas: no sofrimento daqueles que perderam seus entes queridos e nas conquistas de uma vida de sacrifício”.

“As feridas foram curadas, mas as cicatrizes permanecem a vida inteira. Desejo que ao olhar para estas cicatrizes vocês encontrem a coragem de crescer e de fazer com que cresça a dignidade, em fortaleza, em espírito de esperança”.

Em seguida, Francisco insistiu no testemunho importante “de dignidade e de solidariedade”, demostrada depois do terremoto. “Alguns dias após o terremoto, despertou grande admiração em todos o testemunho de dignidade e de interdependência que demostraram. Vocês se esforçaram para enfrentar com espírito evangélico a situação precária causada pelo terremoto, reconhecendo e aceitando nos eventos dolorosos a presença misteriosa de um Pai que é sempre amoroso, inclusive nas provas mais difíceis”.

Neste sentido, encorajou a continuar com o mesmo espírito de perseverança ante as adversidades. “Meu desejo é que nunca diminua esta fortaleza de espírito, a esperança e a capacidade de trabalho que os diferencia. Que permaneça em vós a vontade de não ceder ao desânimo ante as dificuldades que ainda existem”.

O Papa Francisco concluiu a sua mensagem com “uma fervorosa oração pelas vítimas do terremoto, pelos seus familiares e por aqueles que vivem em condições precárias”.

Depois deste encontro com as pessoas que foram atingidas, o Santo Padre foi até a paróquia de São Giacomo, em Roncole, onde ofereceu uma coroa de flores no monumento comemorativo das vítimas do terremoto.

O Papa também se encontrou com sacerdotes diocesanos, religiosos, religiosas e seminaristas na capela do seminário de Carpi, onde saudou o Bispo da Diocese, Dom Francesco Cavina.

Confira também: