As mortes provocadas por deslizamentos de terra, resultantes da chuva no sul da Colômbia, provocaram uma profunda tristeza no Papa Francisco.

Visivelmente entristecido, o Santo Padre dirigiu algumas palavras de solidariedade e consolo durante a oração do Ângelus na cidade italiana de Carpi, onde realizou uma visita apostólica.

“Estou profundamente entristecido pela tragédia que atingiu a Colômbia, onde um gigante deslizamento de terra, causado por chuvas torrenciais, atingiu a cidade de Mocoa, causando numerosos mortos e feridos. Rezo pelas vítimas e asseguro a minha proximidade e a de vocês àqueles que choram a morte de seus entes queridos, e agradeço a todos aqueles que estão trabalhando para prestar socorro”.

O Pontífice pronunciou esta mensagem depois da Missa que presidiu em frente à Catedral de Carpi, em cuja homilia recordou que Jesus “não foge do sofrimento, que pertence a esta vida, mas não se deixa aprisionar pelo pessimismo”.

O deslizamento, que provocou mais de 200 mortos e mais de 200 feridos, aconteceu como consequência do transbordamento de três rios que cruzam a cidade de Mocoa, principal cidade do departamento de Putumayo, com cerca de 45 mil habitantes, ao sul da Colômbia.

Ao longo da noite de sábado, foram registrados 130 milímetros por centímetro cúbico, algo incomum que representa 30% de tudo o que chove em um mês.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, se deslocou à área da tragédia e anunciou que irá declarar “estado de calamidade” na região. Além disso, comprometeu-se a organizar um plano de ajuda no qual se impliquem todas as instituições, as organizações humanitárias e a comunidade internacional.

Há 17 bairros arrasados pelo deslizamento e mais da metade da população foi afetada em maior ou menor medida. A cidade e as regiões próximas ficaram sem luz e água potável, e muitos bairros se encontram totalmente isolados.

Unidades da Polícia e do Exército trabalham junto aos efetivos de emergência da Cruz Vermelha e dos bombeiros para resgatar os feridos e procurar os desaparecidos.

Confira também: