O Arcebispo de Santiago de Chile, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, convidou os chilenos a interiorizar sobre a vida do Beato Padre Hurtado, porque imitando-o, é possível ser –a exemplo dele– outro Cristo para os irmãos, especialmente para os mais pobres.

Em uma carta pastoral intitulada “Para a vida do mundo”, o Purpurado destacou o grande apego que o Padre Hurtado teve pela  Eucaristia e advertiu que a perfeição do cristão consiste em fazer o que Cristo faria se estivesse em seu lugar.

“Ao descer até as bases da vida do futuro santo, aparece a Eucaristia. Vários testemunhos concordam ao descrever com emoção o modo como celebrava a  Eucaristia, muito cedo, pela manhã, na Igreja de Santo Inácio”, lembrou o  Arcebispo.

O Cardeal indicou que foi precisamente na Eucaristia e na oração constante que o fundador do Lar de Cristo obteve a força e a inspiração de serviço aos mais pobres.

“O dom de si mesmos a Deus e o dom de si aos irmãos, encontraram no Padre Hurtado uma compenetração forte e assombrosa em seu amor ao pobre. Não saía a buscar as crianças junto ao rio, sem ter adorado a seu Senhor, sem ter recebido dele novamente o novo mandamento”, destacou.

Finalmente, a respeito da vida de oração, o Arcebispo de Santiago indicou qu epara o beato chileno “O apóstolo necessita da oração, mas não uma oração formulista,  e sim uma oração prolongada, cheia de quietude”.