O Papa Francisco acolheu ao pedido do Dom Paulo Antônio de Conto e nomeou como Bispo Coadjutor para a Diocese de Montenegro (RS) Padre Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, que até então era vigário geral da Arquidiocese de Pelotas (RS).

O novo Bispo nasceu é natural de Piratini (RS), onde nasceu em 24 de janeiro de 1969. Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1994, tendo estudado Filosofia na Universidade Católica de Pelotas e Teologia no Instituto de Teologia Paulo VI. Além disso, possui mestrado em Teologia Espiritual pelo Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Na Arquidiocese de Pelotas, atuou no Seminário Arquidiocesano São Francisco de Paula como assistente dos seminaristas menores, dos seminaristas do curso propedêutico, dos estudantes de Filosofia e de Teologia; diretor espiritual e reitor.

Também serviu como vigário paroquial e pároco; e coordenou a Pastoral Vocacional, as Santas Missões Populares e a Pastoral Presbiteral.

Atualmente, além de vigário geral, é diretor do Instituto de Teologia Paulo VI, diretor da Escola Diaconal, membro do Colégio dos Consultores, do Conselho Presbiteral, do Conselho para Assuntos econômicos e de alguns Conselhos da Universidade Católica de Pelotas.